Advertisement

Saúde de VR realiza capacitação visando a redução da mortalidade infantil

Saúde de VR realiza capacitação visando a redução da mortalidade infantil

Médicos e alunos do UniFOA participaram do evento

Uma capacitação para 25 médicos das UBSF’s (Unidades Básicas de Saúde da Família) e sete estudantes de medicina do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 1, das 8h às 11 horas, no auditório da secretaria de Saúde. O evento, denominado “Oficina de Atualização em AIDPI (Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância)”, teve como objetivo de promover ações para o desenvolvimento da criança (de 2 meses a 5 anos), visando a redução da mortalidade infantil.
Segundo a médica pediatra Márcia Dorcelina Trindade Cardoso, a proposta é garantir que os profissionais atendam as crianças com atenção, cuidado e qualidade. “As condutas em relação à medicação sofreram algumas alterações pelo Ministério da Saúde. Agora, os remédios e infecções possuem abordagens mais específicas. A classificação para dor de garganta e violência na criança teve alguns acréscimos. Feliz pela oportunidade da SMS em proporcionar mais um curso. É uma parceria de longa data”, enfatizou, lembrando que a AIDPI passará a ser disponibilizado entre o fim de julho e início de agosto também na internet. “Volta Redonda será a primeira cidade do país a aderir o protocolo na rede”, disse.
Graduado no curso há 16 anos, o médico da Unidade Básica de Saúde da Família do bairro Volta Grande, Vinícius Soares Costa Melo, destacou sua importância. “Qualifica o profissional, fazendo com que realize um atendimento diferenciado, além de estabelecer os pontos mais importantes no suporte para a criança. Um ganho para todos que se inscrevem”, garantiu.
O AIDPI realiza um trabalho de abordagem e tratamento da prevenção da pneumonia, diarréia, além de doenças que se previnem com vacina, como por exemplo, a malária, entre outras.