Advertisement

Secretaria de Saúde de Volta Redonda faz prestação de contas

Secretaria de Saúde de Volta Redonda faz prestação de contas

Audiência Pública, na Câmara de Vereadores, apresentou relatório das ações e serviços de saúde referente ao primeiro quadrimestre de 2017

A Secretaria de Saúde de Volta Redonda realizou na noite desta quarta-feira, dia 07, no Plenário da Câmara de Vereadores, Audiência Pública para apresentar relatório das ações e serviços de saúde referente ao primeiro quadrimestre do ano de 2017. A audiência obedece à lei federal, que prevê prestação de contas periódica sobre a situação financeira, a produtividade e os indicadores de saúde do município.

A Lei Federal Complementar 141, de janeiro de 2012, dispõe sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde; estabelece os critérios de rateio dos recursos de transferências para a saúde e as normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde nas três esferas de governo.  

A abertura do evento ficou a cargo do subsecretario de Saúde de Volta Redonda, o médico Rafael Galvão. Ele lembrou que esta era a primeira prestação de contas do governo atual, agradeceu o empenho da nova equipe e citou que mesmo no momento de dificuldade financeira por que passam município, estado e país, a Secretaria de Saúde de Volta Redonda está fazendo investimentos.

“Mesmo com menos receita procuramos fazer mais com gestão eficiente e comprometida com a população de Volta Redonda. Para isso, entre outras ações, estamos investindo em capacitação para nossa equipe, o que temos de melhor. Com certeza, os números do segundo quadrimestre do ano serão ainda melhores”, disse o subsecretário Rafael Galvão. 

A apresentação dos demais temas foi dividida entre a superintendente do Fundo Municipal de Saúde, Arlete Corte, que abordou o setor financeiro – receita, despesas e investimentos; e a superintendente de Tecnologia da Informação, Marina Marinho, que falou sobre produtividade e mostrou os indicadores de saúde do município.

Antes de abrir a palavra para o público, a coordenadora do Núcleo Estratégico de Planejamento e Qualidade em Saúde, Adriana Braga, falou sobre alguns investimentos da secretaria. Ela citou a criação do próprio núcleo em que coordena, que vai proporcionar melhorias no atendimento ao usuário.

“O lançamento do MOVI (Movimento Vida Interativa), que envolve diversas secretarias municipais, com objetivo de melhorar a qualidade de vida da população e promover mudança para hábitos mais saudáveis, e a implantação do projeto piloto do Prontuário Eletrônico na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do Conforto são exemplos da atuação do núcleo”, afirmou Adriana.

Entre os convidados estavam membros do Conselho Municipal de Saúde, incluindo sua presidente Luzia Quintino, que se mostrou preocupada com a falta de repasse de verbas pelo Governo do Estado, mas fez questão de ressaltar que “Volta Redonda investe em saúde mais do que o preconizado pelo Ministério”.

Na audiência, aberta para toda população, a maioria da platéia era formada por membros de Conselhos Gestores da Saúde ligados a unidades básicas de diversos bairros. Do São Lucas, por exemplo, estava Daniel de Carvalho e Silva, que afirmou participar de todos os eventos da secretaria voltados para a comunidade. “Participei da Pré-Conferência Municipal de Saúde e estou nesta Audiência Pública para conhecer a realidade da administração e poder cobrar melhorias para meu bairro e toda a cidade”. Além dele, Cíntia Cristina da Conceição e Ronilson Kozlowski de Azevedo representavam a mesma unidade.