Advertisement

Secretaria de Saúde de Volta Redondacapacita equipe de farmacêuticos

Secretaria de Saúde de Volta Redondacapacita equipe de farmacêuticos
Entre os temas abordados estava o projeto da Farmácia Clínica, que prevê a criação de consultório para atendimento aos usuários

O auditório da Secretaria de Saúde de Volta Redonda reuniu na manhã desta quinta-feira, dia 22, a equipe de 17 farmacêuticos da Rede Municipal de Saúde para capacitação. De acordo com o superintendente da Assistência Farmacêutica, Alan Sombra, o encontro teve como objetivo apresentar aos profissionais a nova organização funcional do setor.

“Há cerca de um mês, a assistência farmacêutica tornou-se uma superintendência dentro da Secretaria de Saúde e com isso foram criadas duas coordenações para melhor atender à população. Logística e abastecimento e qualificação dos serviços farmacêuticos”, explicou Alan.“Vamos deixar de ser simplesmente entregadores de remédios. Vamos prestar serviços clínicos à população e os resultados no cuidado do paciente serão de qualidade”, completou.

A subsecretária de Saúde de Volta Redonda, Hélia Paula Brum Maia, também esteve na capacitação e ressaltou a importância da assistência farmacêutica dentro da Rede de Municipal de Saúde. “Investir em qualificação é uma das principais metas da secretaria”, disse, dando as boas vindas aos profissionais.  

A Superintendência Farmacêutica atende toda rede. A Farmácia Municipal; os SPA (Serviço de Pronto Atendimento) do Aterrado e Conforto; UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santo Agostinho; Centro de Doenças Infecciosas (CDI); Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família; atém das unidades de média complexidade.

FARMÁCIA CLÍNICA – O objetivo maior das mudanças é a criação da Farmácia Clínica, projeto do Ministério da Saúde, implantado como piloto pelo município de Curitiba. “Com as adequações, inscrevemos Volta Redonda no projeto para captação de recursos do ministério para qualificação”, disse Alan, acrescentando que a Farmácia Clínica prevê a implantação de consultório farmacêutico, rastreamento em saúde, conciliação de medicamentos, proposta de intervenção terapêutica e fármaco vigilância.

A farmacêutica Aline Oliveira da Silva Souza está empolgada com a nova realidade da assistência farmacêutica em Volta Redonda. “As mudanças provocam motivação para o trabalho. O nosso serviço atinge todos os níveis de atenção em saúde e tem que ser mais humanizado. Assistência farmacêutica não é entregar remédio. É preciso olhar mais o paciente, o usuário, e esta a ideia da nova gestão”, disse Aline.

ESPECIALISTA – Ainda neste encontro, houve a participação do especialista em DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), o pneumologista Gilmar Zonzin, que é presidente da Sociedade de Pneumologia do Estado do Rio de Janeiro, para qualificar os farmacêuticos em relação aos novos protocolos clínicos para a doença.

“Trazer especialistas para ampliar o conhecimento dos nossos profissionais em relação a síndromes específicas também é um objetivo dentro da nova estrutura da assistência farmacêutica da Secretaria de Saúde de Volta Redonda”, Afirmou Alan.