Suser
faz fiscalização na Vila Santa Cecília
Motoristas
de ônibus são flagrados pelo sistema com parada demorada nos pontos em frente ao
Sider Shopping
Atendendo
reclamações de usuários do transporte coletivo e flagrantes de irregularidades
captados
nas imagens das câmeras instaladas em frente o Sider Shopping, na Vila Santa
Cecília, a Suser (Superintendência de Serviços Rodoviários), realizou no fim da
tarde desta terça-feira, dia 20, uma fiscalização no local. De acordo com o
monitoramento por GPS, que fica instalado na Central de Trânsito, na sede da
Suser, alguns veículos ficam mais tempo que o devido no ponto de ônibus.
Os fiscais verificaram,
durante a ação, o tempo de embarque e desembarque, as paradas fora do ponto e a
velocidade dos veículos. As reclamações dos usuários por conta de paradas
demoradas no ponto são freqüentes, principalmente nos horários de pico, entre
16h e 18h. “Neste ponto não pode ter
despachante da empresa de ônibus. O tempo de parada é o necessário para o
embarque e desembarque de passageiros que dura de cinco a sete minutos no
máximo”, explicou o chefe da Divisão de Fiscalização do Transporte e
Trânsito, Sidnei Souza Costa. Um despachante a paisana (sem uniforme da
empregadora) foi visto trabalhando no local. Ele foi advertido.
Segundo Sidnei, as
empresas
que desrespeitarem a Ordem de Serviço elaborada pela Suser, estão sujeitas ao
pagamento de uma Ufivre (valor de R$ 169,75), como multa por cada infração
cometida. “As multas e notificações
podem ser feitas com o monitoramento e as imagens das câmeras da Central de
Trânsito, sem a presença da fiscalização atuando na via pública. Mas esta
fiscalização será feita em dias e horários alternados”,
informou.
Os usuários de transporte
público elogiaram a atenção dos motoristas no embarque e desembarque de
passageiros, principalmente com as pessoas idosas e mulheres com crianças. Mas
a existência da parada desnecessária, que chega até superar os 10 minutos em
horário de pico foi confirmada por eles. Segundo Ramon Felipe, morador do
bairro Santo Agostinho, a demora prejudica o dia a dia dos passageiros. “Eles
ficam segurando o ônibus no ponto para
entrar o máximo de passageiros. Isto acontece frequentemente e eu acho que é
errado este procedimento, porque atrapalha o trânsito e a nossa vida, porque
não podemos contar com um horário preestabelecido”, contou Ramon.
“Além de ser errado
ficar com o veículo no ponto parado, com os
passageiros já embarcados, o motorista do transporte coletivo pode criar um
sério congestionamento na via pública e aumentar o risco de colisões”,
adverte a fiscal Isabel Soares.
Durante a operação de
fiscalização, nenhum veículo permaneceu parado no ponto além do necessário e o
trânsito fluiu o trânsito normalmente.