Advertisement

Vaninho homenageia Parque Nacional do Itatiaia pelos 80 anos de fundação



Diretor do Parque, Gustavo Tomzhinski, recebeu uma placa das mãos do vereador em homenagem pelo aniversário de 80 anos da instituição

Itatiaia, 29/06/2017 - A exposição de fotografias ‘Parque Nacional do Itatiaia: 80 anos educando para a vida’, foi inaugurada na noite de ontem (28) na Casa de Cultura de Itatiaia. A proposta de levar a exposição do Parque à Casa de Cultura partiu do vice-presidente da Câmara Municipal e presidente da Comissão de Meio Ambiente, Silvano Rodrigues, o Vaninho (PRB). Ex-funcionário do Parque e incentivador da valorização da natureza, Vaninho teceu elogios à mostra – que recebeu a visita de diversas pessoas do município.
“Essa exposição consegue trazer um pouco do que é a história do Parque. Quem tiver oportunidade, depois de conferir essa exposição, sugiro conhecer pessoalmente o Parque porque será surpreendido mais ainda. Eu acredito que, o cidadão quando conhecer o Parque Nacional vai voltar com outro pensamento da importância de preservar o nosso Meio Ambiente”, discursou Vaninho, sendo aplaudido pelos presentes na Casa de Cultura.

Em seguida, o vice-presidente elogiou o trabalho que a direção do Parque Nacional realiza a frente da instituição.

“O Parque está dentro da nossa cidade. Nos traz beleza, mas muita riqueza também. É muito importante tê-lo em nossa cidade. E o Parque só está bem porque tem uma representação muito boa. As pessoas que estão na direção do Parque são pessoas que se entregam, se dedicam pelo trabalho, isso faz com que o Parque permaneça da forma como está”, acrescentou Vaninho.

Durante a cerimônia de abertura, Vaninho entregou ao diretor do Parque Nacional, Gustavo Tomzhinski, uma placa homenageando o aniversário do Parque.

“Essa homenagem é muito importante para ajudar a dar visibilidade aos nossos Parques Nacionais representado pelo primeiro Parque do Brasil. Nós agradecemos todas essas homenagens” agradeceu Tomzhinski, que recebeu a placa das mãos do vereador.

Na cerimônia de abertura da exposição foi realizada uma apresentação de violino com alunos do projeto de música da prefeitura. O prefeito Eduardo Guedes (PMDB), o vice, Sebastião Mantovani, o secretário de Meio Ambiente, Valter Lúcio, o Assessor Especial de Cultura, Rafael Fioratto,o presidente da Câmara, Vander Leite (PMDB) – além dos vereadores Dudu Pereira (PMDB), Andréia de Carvalho (PMDB), João Marcio (PRB) e José Adelson, o Toroca (PSB) marcaram presença na exposição. Funcionários do Parque Nacional também prestigiaram o evento.

O acervo reúne 50 peças entre fotografias, painéis, pôsteres e banners que apresentam um pouco da diversidade, como a vida animal e a vegetação da unidade de conservação.

Curador da exposição agradece a Câmara

O professor, biólogo e curador da exposição, Luiz Sérgio Sarahyba, agradeceu pelo convite de trazer à Casa de Cultura a exposição sobre o Parque Nacional.

“Quero agradecer a oportunidade do Parque Nacional do Itatiaia de expor na Casa de Cultura um retrato dos 80 anos de sua existência, de sua criação com essa exposição. E também manifestar nosso agradecimento ao vereador Vaninho e toda a Câmara Municipal. Nós esperamos que essa exposição aproxime o cidadão Itatiaiense do Parque Nacional. Meu desejo é poder ver as crianças do município, os jovens, sendo educados em relação ao Meio Ambiente e que sejam responsáveis com o Parque Nacional, que nos ajude a cuidar das águas, da flora, da fauna e dos atrativos naturais que tornam o município de Itatiaia um destino turístico” disse Sarahyba.

Serviço
A mostra segue até dia 28 de julho e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, no período das 8h às 21h. A entrada é gratuita e a Casa da Cultura está localizada na Rua Antônio Gomes de Macedo, nº 331, no Centro da cidade