Advertisement

10ª Conferência Municipal Assistência Social é sucesso de público




Itatiaia 20/07/2017 –  Centenas de pessoas entre membros da sociedade civil, representantes de instituições, conselhos municipais, prefeituras, Alerj, entidades, ONGs, movimentos e diferentes segmentos sociais participaram na tarde de hoje (21), da 10ª Conferência de Assistência Social, promovida pela Secretaria Municipal Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação. Aberto ao público, o evento aconteceu a partir das 12h, na Câmara Municipal de Itatiaia ,no Centro.
Com o tema a“Garantia dos direitos no fortalecimento do SUAS” ,a conferência foi aberta oficialmente pela presidente do Conselho de Assistência Social, Edneusa Lima que  destacou a importância da participação da sociedade.

 - Não devemos achar que políticas públicas é apenas uma ação do governo. A sociedade civil precisa estar junto nesse processo de construção e fortalecimento. É importante participarmos todos juntos para que possamos ajudar a construir uma sociedade mais justa e igualitária. É essa conferência é um dos primeiros passos para que possamos construir um trabalho sólido e justo -  disse a presidente.

 A Secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Raquel Rocha agradeceu a presença de todos e falou da importância da Política de Assistência Social no município.

 -  Através desse trabalho queremos garantir que política de Assistência Social seja  cada vez mais valorizada e validada no dia a dia. Ela  é muito próxima da gente  e esse é um  momento que a sociedade civil deve se fazer presente na construção.Estamos buscando deliberar propostas é aqui vamos conseguir nos dedicar diante delas para que possamos colher esses frutos. Estamos aqui com um comprometimento maior em prol do social da nossa cidade  e  agradeço a confiança do governo que tem um envolvimento grande para que tudo aconteça  da forma mais correta e humana. - disse a secretária

Logo após os pronunciamentos foi realizado a leitura e aprovação do Regimento Interno e em seguida a palestra “Garantia dos direitos no fortalecimento do SUAS”, ministrada pela  Coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social de Belford Roxo, Vanessa Ferreira.

Dando continuidade,o público participou dos grupos temáticos  que englobou os temas “A gestão dos direitos socioassistenciais", “Gestão Democrática e Controle Social: o lugar da  sociedade civil no SUAS” ,”Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais”, “A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais”.

Logo em seguida foi realizada a eleição dos delegados, a plenária e a apresentação das propostas que seguirão para a Conferência Estadual.

O evento contou com a presença do vereador Leonardo Seixas.