Advertisement

Alterações no trânsito melhoram mobilidade urbana em Barra Mansa



Liberação de faixas para rolamento dará maior fluidez aos veículos e diminuirá congestionamentos; campanha do PET, com foco na segurança e mobilidade, orienta motoristas

A Prefeitura Municipal de Barra Mansa, através da Guarda Municipal, está promovendo mudanças no trânsito no Centro da cidade para melhorar o fluxo de veículos nas proximidades dos colégios Nossa Senhora do Amparo e Verbo Divino. A medida tem como objetivo dar fim aos congestionamentos que ocorriam principalmente nos horários de pico, das 6h50 às 7h30, das 12h às 13h30 e das 16h50 às 19h. Além das alterações de trânsito, a campanha educativa será intensificada na porta das escolas pelo PET (Programa de Educação no Trânsito), para que motoristas e pedestres tenham consciência das regras de trânsito, aumentando a segurança nessas áreas.

A liberação da faixa de estacionamento da Avenida Domingos Mariano para utilização como faixa de rolamento de veículos e a transferência da banca de jornal em frente ao Colégio Amparo para a calçada foram medidas tomadas para diminuir os congestionamentos, principalmente no horário de entrada e saída das escolas.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Joel Valcir, a retirada da banca de jornal da frente da escola criou mais um trecho de faixa de rolamento de veículos, pondo fim ao estacionamento ao longo da avenida. “A faixa da esquerda daquele local se junta com a pista central já existente, liberando mais espaço para circulação dos carros”, disse.

Joel explicou que a faixa da direita continua sendo exclusiva para embarque e desembarque de alunos, aproveitando a baia já existente na porta da escola, e o ponto de ônibus. “Barra Mansa tem duas grandes avenidas. Todas as mudanças estão sendo feitas visando melhor fluidez no trânsito e mais segurança para os motoristas e pedestres, evitando os congestionamentos”.

Para melhorar o fluxo de veículos próximo ao Colégio Verbo Divino, a ideia é que seja retirado também o estacionamento de automóveis da rua Pref. Mario Pinto dos Reis, que dá acesso à escola. Outra medida foi a retirada da ilha rotatória em frente ao colégio, que dará mais espaço para as ações da Guarda Municipal. “Teremos mais espaço para estudar modificações no trânsito que possam melhorar o fluxo naquela região”, acrescentou Joel.

PET quer orientar e conscientizar motoristas e pedestres

O PET (Programa de Educação no Trânsito) faz continuamente campanhas educativas na via e nas escolas, orientando os condutores sobre segurança no trânsito. O trabalho tem como objetivo garantir a segurança dos motoristas e pedestres.

“As campanhas educativas, frequentemente realizadas no trânsito e nas escolas, apresentam ótimos resultados. Com a volta às aulas, aumenta o fluxo de veículos e de pessoas, potencializando as chances de acidentes, atropelamentos e até mesmo infrações. Nós continuaremos orientando os condutores e pedestres para termos um trânsito mais consciente”, disse a sub coordenadora do PET, Alcilene Novais.

A Guarda Municipal atua diariamente na porta das escolas do Centro para garantir a fluidez do trânsito.