Advertisement

Após dois anos, Itatiaia tem saldo positivo em número de empregos formais nos dados do Caged



A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, caminha na contramão do panorama econômico nacional e fecha maio com saldo positivo no número de empregos formais na cidade.

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego, após registrar o fechamento de um grande número de vagas formais de empregos nos dois últimos anos, a diferença entre admissões e desligamentos gerou um saldo positivo de 277 novas vagas em Itatiaia.

- A atual administração vem trabalhando constantemente para garantir a todos da cidade oportunidades de trabalho e qualificação. Temos visitado as fábricas em busca de parcerias e os resultados já começam a aparecer. Num momento tão delicado do cenário econômico, onde só se fala em crise e demissões, o índice do Caged vem afirmar que Itatiaia caminha na contramão do Brasil - relatou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, José Luiz Sales.

O melhor desempenho foi registrado no setor de Indústria de Transformação com 236 novos postos de trabalho. O setor de Serviços vem logo em seguida com 53 novos postos.

Dentre os fatores que reafirmam esse crescimento está à divulgação de 500 novos postos de trabalho, até dezembro, no Groupe SEB, detentor da marca Arno, que se instalou em 2016 na cidade. O grupo inicia ainda na segunda semana de julho a contratação de 25 jovens de Itatiaia para o Programa Aprendiz, que além do trabalho propicia formação aos selecionados.

Outra novidade da pasta é o início da instalação na cidade da empresa Fembras, que atua com Injeção de Termoplásticos e Ferramentaria. A previsão é que em agosto a operação da empresa comece a funcionar e gere 50 novas oportunidades.

Os moradores contam ainda com os serviços oferecidos pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Geração de Renda que auxilia na busca de empregos por meio do Núcleo de Emprego e Qualificação (NEQ) e reinaugurou em maio o Centro de Qualificação e Formação Profissional com objetivo de capacitar jovens e adultos para o mercado de trabalho, principalmente para as indústrias instaladas na região.

De acordo com o Secretário de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, Imberê Moreira Alves, o município busca dar oportunidades para que a população seja inserida no mercado local.

- Estamos intensificando a utilização do Centro de Qualificação que está muito bem preparado, com instalações adequadas e confortáveis, para oferecer cursos de qualificação para a população de Itatiaia e nosso objetivo é trazer cada vez mais parceiros para novas oportunidades. Estamos fazendo um levantamento para identificar quais cursos se encaixam na realidade da cidade, pois não queremos só oferecer o curso, mas sim gerar mais empregos – ressaltou Imberê.

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) é um sistema de cadastro criado para reunir os registros de contratações e demissões de trabalhadores no país. Esse cadastro inclui os empregados que são contratos a partir do regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). De forma geral, esse sistema é utilizado pelo governo como fonte de informações e consultas sobre a situação do emprego no Brasil.