Advertisement

Barra Mansa: mais de 19 mil alunos voltam às aulas nesta segunda-feira



Todas as 65 unidades escolares do município iniciam segundo semestre letivo sem déficit de professores

A rede municipal de ensino inicia nesta segunda-feira, dia 31, o segundo semestre do ano letivo de 2017. E os mais de 19 mil alunos serão recebidos com muitas novidades nas 65 unidades de ensino do município, que através da Secretaria Municipal de Educação, estão recebendo investimos e melhorias que garantem mais qualidade na educação.

De acordo com o secretário Municipal de Educação, Vantoil de Souza, a grande novidade é que através do processo seletivo, já concluído, todas as escolas que estavam sofrendo com a falta de profissionais, voltarão para as aulas com o quadro de professores e demais funcionários, completo. Segundo ele, os aprovados estão realizando exames médicos e na segunda-feira, participarão de uma reunião de recepção para serem redistribuídos para as escolas.

“Não haverá mais falta de professor, adjunto, secretário escolar, orientador, enfim, todos os quadros das escolas serão supridos para que os alunos tenham um melhor atendimento. E contamos também com o quadro de reservas que foi criado para suprir, caso algum servidor deixe a rede”, afirmou Vantoil.

O secretário informou que os projetos políticos e pedagógicos são outra grande novidade para o retorno das aulas. Ele informou que todas as unidades de ensino da rede municipal iniciaram com os processos de atualização dos projetos, que são indispensáveis para as melhorias dos resultados da educação.

“Ao assumir a secretaria, encontrei as escolas com os projetos totalmente desatualizados, com documentos que precisam ser atualizados anualmente e não eram atualizados desde 2001 ou 2004. Esse é um instrumento de muita importância para que a gestão escolar, através do mapeamento das características e necessidades, tenha um bom resultado tanto no âmbito administrativo, quanto no pedagógico. E esse projeto é desenvolvido por cada escola com a participação de toda a comunidade escolar”, destacou Vantoil.

Com relação à manutenção nas escolas, a Secretaria Municipal de Educação continua trabalhando para oferecer aos alunos um local de ensino confortável e seguro. As escolas Cajueiros e Leonízio Sócrates Batista passaram por reformas e voltam a entender os alunos no inicio desse segundo semestre. “Já temos a previsão de entrega para a escola Cajueiros que foi totalmente reformada, com salas em excelente estado, nova pintura e rachaduras corrigidas. E a Escola Leonízio Sócrates Batista, que sofreu um problema elétrico muito sério no último dia letivo do primeiro semestre, passou por reforma durante as férias e já está praticamente concluída para voltar a atender os alunos normalmente”, garantiu o secretário de educação.

Além de todas essas conquistas, a rede municipal de ensino conclui nesse segundo semestre o lançamento dos planos de ação para o próximo ano, que vão possibilitar a vinda de mais recursos para a educação, possibilitando investimentos e melhorias para todas as unidades escolares.
“Isso é uma forma de demonstrar respeito pelo aluno como pessoa e pela população, enquanto recebedora e merecedora de um processo educacional onde a estrutura esteja melhor e que o aluno seja bem atendido, com bons profissionais e todas as aulas que ele necessita para o seu crescimento e desenvolvimento”, finalizou Vantoil.