Advertisement

CRAS da Vila Coringa será reinaugurado nesta terça


Obra foi feita com doações e participação da prefeitura, de jovens, de voluntários, Associação de Moradores e do vereador Gustavo Gomes; cerimônia ocorre nesta terça-feira, dia 1°, às 10h

O CRAS Penaforte (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Vila Coringa será reinaugurado em novo local nesta terça-feira, dia 1° às 10h. A nova sede é localizada na Rua Francisco Rodrigues Leite, nº 304 e a reforma foi uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social com a comunidade da Vila Coringa, além de contar com o apoio do vereador Gustavo Gomes. O Cras Penaforte atendeu mais  340 famílias no último mês de maio.
O CRASPenaforte é o maior e o primeiro de Barra Mansa. Construído em 2006, atende 17 bairros do município (Água Comprida, Centro, Jardim Central, Jardim Vista Alegre, Jardim Aiuruoca, Loteamento Belo Horizonte, Loteamento Sofia, Morro do Cruzeiro Roberto Silveira, Santa Izabel, Verbo Divino, Vila Brígida, Vila dos Remédios, Vila Nova e Vista Alegre). “Montamos os centros em locais de maior vulnerabilidade, com problemas sociais. Queremos aproveitar o espaço para fazer trabalhos ao lado da comunidade. E a comunidade da Vila Coringa esta de parabéns pela dedicação e pela união por ajudar a transformar a vida de muitas pessoas”, ressaltou Ruth Coutinho, secretária de Assistência Social.
A gerente da Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social, Cátia Batista, explicou que a mudança do CRAS trará benefícios diretos à comunidade. “Na gestão passada seria feita uma reforma no local anterior, mas nada foi realizado em quatro anos. Decidimos então, junto ao prefeito Rodrigo Drable e a secretária de Assistência Social, Ruth Coutinho, optar por um imóvel próprio em um lugar melhor para a comunidade. E a comunidade abraçou nosso idéia e se dedicou na obra e nas doações”, destacou.
Com o objetivo de fortalecer vínculos familiares e comunitários através de políticas públicas, o CRAS oferece diversas atividades, como visitas domiciliares, acompanhamento familiar e grupos de convivência. O Centro de Referência de Assistência Social é a porta de entrada da Assistência Social em Barra Mansa, atendendo pessoas de todas as idades, desde crianças e jovens até a terceira idade.
Atividades artísticas, culturais e esportivas são realizadas nos centros, como uma forma de intervenção social planejada. “Os serviços oferecidos criam situações desafiadoras, além de estimular e orientar os usuários na construção e reconstrução de suas histórias de vidas, tanto individuais quanto familiares”, explicou Cátia Batista.
Programas como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social (BPC), Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Cidadão Legal e Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) também são oferecidos para a população através dos centros.
Participação da comunidade foi fundamental na reforma
O presidente da Associação dos Moradores do bairro Vila Coringa, Nivaldo Viana exaltou o trabalho dos moradores na obra de reforma do antigo Colégio Penaforte. “O imóvel estava totalmente abandonado, com barro, paredes sem embolso, terra e mato. Então a diretoria da associação de moradores junto com a comunidade adquiriu doações, pedindo apoio à Promoção Social e começamos a fazer a obra. Solicitamos também ajuda do vereador Gustavo Gomes que de prontidão se dispôs com materiais e mão de obra para auxiliar a reforma. Agradecemos também ao Ilson do Bar, que coordenou todo o projeto e parabenizamos aos nossos jovens que também abraçaram a ideia”, disse Nivaldo.
Já o vereador Gustavo Gomes destacou que a reinauguração do CRAS foi uma promessa de campanha do prefeito Rodrigo Drable. “Se não fosse a parceria com a associação e com a comunidade, nada disso teria acontecido. O governo municipal tem trabalhado com austeridade e com compromisso com o dinheiro público, saindo de um imóvel alugado para um local próprio. A associação fez um belíssimo trabalho e junto com os jovens, fizeram a diferença pelo bairro”, completou o vereador.
Além do CRAS localizado na Vila Coringa, outros bairros também são contemplados com uma sede própria: Getúlio Vargas, Paraíso de Cima, São Pedro, Siderlândia e Vila Natal.
CRAS Vila Coringa atua há mais de uma década no bairro
Inaugurado em março de 2006, o CRAS Penaforte foi montado após a criação do SUAS (Sistema Único da Assistência Social), que tem o compromisso de romper com a lógica tradicional do assistencialismo. Instituído como lei em 2011, o sistema promove o acesso a benefícios, programas, projetos e serviços de assistência social.
“Equipe volante” atende distritos de Barra Mansa
Atuando como um Cras itinerante, a Secretaria de Assistência Social criou o “Equipe Volante”, que atenderá os distritos de Barra Mansa que não possuem centros com sedes fixas. “Aumentamos nossa equipe e o número de pessoas para atender os distritos da cidade. Vamos trabalhar ao lado das comunidades e das associações de moradores, sempre visando o bem-estar dos próprios residentes”, complementou Ruth Coutinho.