Advertisement

ESTRADA VARGEM GRANDE/FUMAÇA VAI GANHAR NOVA PONTE



Substituição da antiga travessia será feita nesta sexta-feira, dia 14. Para isso, estrada ficará interrompida das 9 às 15h. Em caso de emergência, motoristas podem usar a estrada da Ponte Alta, que liga Fumaça a Quatis

Os moradores e produtores rurais da região da Pedra Selada vão ganhar mais segurança para se deslocarem entre as vilas da Fumaça e Vargem Grande a partir desta sexta-feira, dia 14. É que neste dia, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, fará uma importante obra no local: a construção de uma nova travessia no quilômetro 11 da estrada, em substituição à ponte de madeira existente no local, conhecida pelos moradores como Ponte do Pereira.

Em função da obra, a estrada entre as vilas da Vargem Grande e Fumaça ficará interditada ao tráfego de veículos das 9 da manhã, logo após a passagem do ônibus que vem da Fumaça, às 15h, quando o trânsito será liberado. A operação vai contar com o apoio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SUMTRAN), que sinalizará o trecho interrompido, nos dois lados da estrada, alertando os motoristas.

Neste período, em caso de emergência, o deslocamento de veículos poderá ser feito pela estrada da Ponte Alta, que liga Fumaça ao município de Quatis e que dá acesso a Resende pelo Polo Industrial ou pela Fazenda da Barra II. Esta via alternativa, que também é uma estrada de terra, está em boas condições de tráfego, mas aumenta o percurso em cerca de 10 quilômetros.

De acordo com o secretário de Agricultura e Pecuária, Alberto Figueiredo, a substituição da ponte é necessária porque a travessia, cuja estrutura é feita de viga de ferro com piso de pranchas de madeira, está inclinada para um dos lados, representando perigo para os motoristas. Para solucionar o problema, a Secretaria vai remover a travessia atual e fazer no local duas galerias com manilhas com 1,5m e 0,80cm de diâmetro para passagem da água do riacho. Além disso, a Secretaria também vai fazer canaletas para escoar mais rapidamente a água, em casos de chuvas fortes, e vai concretar a cabeceira das galerias para que a terra não desça. 

- As manilhas para a construção das galerias já estão no local e, assim que o ônibus passar, vamos iniciar os trabalhos removendo a ponte atual. Depois vamos limpar a base, colocar pedra britada no fundo e assentar as manilhas. A última etapa será colocar a terra e compactar para que os veículos possam passar sobre a galeria sem problemas - disse Alberto Figueiredo, explicando que a inclinação da ponte de madeira ocorreu em função do excesso de peso e também por um desgaste natural do equipamento devido ao tempo de uso já que estrada Fumaça / Vargem Grande é utilizada diariamente não só por veículos de passeio, mas também por ônibus e caminhões.

--