Advertisement

Grupo Movimento e Bem-Estar é o preferido entre os usuários da Academia da Saúde

Grupo Movimento e Bem-Estar é o
preferido entre os usuários da Academia da Saúde
Cerca de 30 moradores participam dos encontros, nas manhãs de segunda-feira, que incluem palestras sobre prevenção à saúde e exercícios físicos

A ideia de formar o grupo Movimento e Bem-Estar dentro da Academia da Saúde da Vila Brasília veio de profissionais da Unidade Básica de Saúde da Família do bairro. “O objetivo é ‘desmedicalizar’ o indivíduo por meio da prevenção à saúde. Fazemos palestras com temas sugeridos pelos próprios usuários, como hipertensão, diabetes e outros, além de exercícios físicos”, explicou a médica Sandra Romero, que atua na unidade de saúde e é uma das fundadoras do grupo na academia.

Cerca de 30 moradores, na maioria mulheres, participam dos encontros, sempre nas manhãs de segunda-feira, a partir das 8h. Os encontros começam com roda de conversa motivacional. As primeiras palavras são da coordenadora da Academia da Saúde, Vanja Maria Moreira da Cunha. Ela ressalta a importância que enxergar e valorizar a si mesmo, cuidar de si.

“As manhãs de segunda-feira são para esquecer os problemas, os afazeres domésticos, as mágoas e tristezas. No grupo, as pessoas criam vínculos de amizade e saem mais leves para enfrentar a semana”, acredita Vanja, que lembra que um dos lemas do Movimento e Bem-Estar é: “Remédios tratam, mas não resolvem todos os problemas”.

Maria das Graças de Faria, moradora do bairro Fazendinha, frequenta o grupo desde a criação, há um ano. “Moro com uma filha casada e com três netos. Aqui é quando dedico meu tempo só para mim. É momento de relaxar e conversar com as amigas enquanto cuido da saúde”. Já Ana Maria Silveira Finotti, moradora da Vila Brasília, tem o motivo inverso para participar do Movimento e Bem-Estar. “Moro sozinha e no grupo interajo com as pessoas e esqueço os problemas. A troca de experiência me faz bem”.

A prática de exercícios é coordenada pelo fisioterapeuta Glauber Rodrigues Paulo, que também ajudou a criar o grupo. Ele conta com dois estagiários de Educação Física para coordenar a ginástica com o grupo. “A única ressalva é não ultrapassar os limites. Cada usuário deve fazer os exercícios dentro das suas possibilidades. O importante é não ficar parado”, explicou.          

ACADEMIA DA SAÚDE – A Academia da Saúde beneficia mais de 21 mil moradores dos bairros Vila Brasília, Verde Vale, Vale Verde, Belo Horizonte, Mariana Torres e Coqueiros. O local oferece infraestrutura e equipamentos para práticas que promovem um estilo de vida saudável, com realização de atividades físicas, culturais e artísticas.

Além do Movimento e Bem-Estar, o maior com 30 participantes, a Academia da Saúde abriga outros grupos como Controle do Tabagismo; Acolhimento; Amigo do Peso; Planejamento Familiar; e Roda de Terapia.