Advertisement

Ministério da Saúde fecha Farmácia Popular do Brasil em todo país



Volta Redonda tem uma dessas unidades farmacêuticas que será
fechada na sexta-feira, dia 14

A Farmácia Popular do Brasil encerra a atividade em Volta Redonda na próxima sexta-feira, dia 14, após dez anos de funcionamento, de acordo com cronograma enviado pelo Ministério da Saúde. A partir desta data, o serviço continuará ativo nas farmácias particulares credenciadas no programa ‘Aqui tem Farmácia Popular’, no entanto, as unidades farmacêuticas serão fechadas em todo o país até o final de julho.

O fechamento da rede própria de farmácias do programa em todo Brasil foi proposto pelo Ministério da Saúde e decidido pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT), integrada por gestores do SUS (Sistema único de Saúde) das três esferas de governo, União, estados e municípios, no final do mês de março deste ano.

“O fim do repasse às unidades para a manutenção da Rede Própria do Programa Farmácia Popular do Brasil será agora em julho. Em contrapartida, o Ministério da Saúde vai ampliar os recursos destinados para estados e municípios na compra dos medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica. A medida vai ampliar a quantidade de medicamentos distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde e Farmácia Municipal”, esclareceu o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto.

Para minimizar os impactos da ação do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Volta Redonda, por meio da Superintendência de Assistência Farmacêutica, fará o remanejamento do Pólo Estadual de Medicamentos para o imóvel onde funciona a Farmácia Popular do Brasil, na Rua 564, nº 99, bairro Nossa Senhora das Graças. Atualmente, o polo do estado funciona em anexo à Farmácia Municipal, na Rua Édson Passos, 171, Aterrado.    

“A mudança vai garantir melhor estrutura para atendimento aos usuários do Polo Estadual de Medicamentos e ainda permitirá a implantação de mais dois guichês na Farmácia Municipal, aumentando em 50% a capacidade de atendimento na unidade”, afirmou o superintendente de Assistência Farmacêutica, Alan Sombra, lembrando que a intenção é zerar o tempo de espera.

Para que o remanejamento aconteça é necessária aprovação do Conselho Municipal de Saúde e a execução de algumas adaptações no prédio que abrigava a Farmácia Popular do Brasil. “A estruturação das farmácias de acordo com o SUS também faz parte do processo de qualificação da assistência farmacêutica no município. E essa mudança, que deve acontecer até o final de agosto, vai proporcionar melhores condições para dispensação dos medicamentos”, concluiu Alfredo Peixoto.