English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
ESTOU AO VIVO TODOS OS SÁBADOS DE 6:00H DA MANHÃ ÁS 9:00H DA MANHÃ NA RÁDIO LÍDER 90,1 FM.

VOCÊ É MEU CONVIDADO, ENTRE EM CONTATO PARA PARTICIPAR GRATUITAMENTE DO PROGRAMA ZAPPEANDO. DIVULGUE O TRABALHO QUE VOCÊ REALIZA EM SUA IGREJA, BAIRRO OU ENTIDADE REPRESENTATIVA! CHAMAR NO ZAP (24) 9 .9967-2456

quinta-feira, julho 27, 2017

Oficinas fazem recital de encerramento do I Festival Internacional de Música de Barra Mansa



Além das atividades artísticas, oficinas pedagógicas promoveram o contato direto entre os participantes

Além de estimular a população a ter um contato direto com a cultura durante duas semanas, o I Festival Internacional de Música de Barra Mansa tem outro objetivo: promover um intercâmbio musical e uma troca de experiência entre os participantes. Com atividades artísticas espalhadas por várias partes da cidade, o evento também abre espaço para a parte pedagógica, promovendo oficinas e workshops com professores consagrados no cenário artístico.

Para consolidar o conhecimento alcançado nas duas semanas de festival, alunos que participaram das oficinas, apresentam na sexta-feira (28) um recital de encerramento no Salão Nobre Prof. Jayme Dantas, no UBM. O evento será às 15h, com entrada aberta ao público.

Músicos das melhores instituições do Brasil, como UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro), OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), OSB (Orquestra Sinfônica Brasileira) e artistas vindos da Alemanha e dos Estados Unidos participam das oficinas, realizadas na sede do Projeto Música nas Escolas e também no UBM — Centro Universitário de Barra Mansa.

“Nossa proposta foi unir alunos do Projeto Música nas Escolas, músicos da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, estudantes de música e demais participantes de diversas instituições e várias partes do país numa integração em que o principal objetivo é aprender e trocar experiências sobre o seu instrumento”, disse Daniel Guedes, maestro associado da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e diretor artístico do Festival.

Doutor em Música pela Universidade de Campinas (Unicamp) e Mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o clarinetista Cristiano Alves é um dos professores convidados do evento.  “Fico grato em participar de um festival que tenha um nível tão grande de qualidade como este, mesmo em sua 1ª edição. Não é só o público e a cidade que ganham, esse evento garante que os alunos possam ter uma experiência e uma vivência maior com seu instrumento através das oficinas que ministramos. É gratificante ver o quanto eles se mostram interessados em aprender, isso me deixa imensamente feliz”, disse.

Cursando bacharelado em música pela UFRJ, o flautista Licoln Sena saiu da capital para participar do evento. “Fiquei sabendo do festival pelas redes sociais e, de cara, me interessei pela qualidade do evento. A experiência que a gente adquire participando desses festivais, a troca de informações e de contato com outras pessoas, é fundamental para nossa carreira. Agrega na nossa profissão, na nossa experiência e o saldo é sempre positivo, já que estamos tendo aulas com professores que pra nós são os nossos ídolos”, ressaltou.


O Festival Internacional de Música é organizado pela Prefeitura de Barra Mansa, em conjunto com a Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) e acontece até o dia 29 de julho em vários locais da cidade.  O festival conta com o apoio da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Informação, SESC, Colégio Verbo Divino, Transporte Generoso e Colitur.