Advertisement

Prefeito se reúne com representantes das regiões de Maromba e Maringá para buscar soluções sobre ETEs



O prefeito de Itatiaia, Eduardo Guedes, o Dudu, se reuniu em seu gabinete, na manhã desta quarta-feira (26), com representantes da MAUATUR  - Associação Turística e Comercial da Região de Visconde de Mauá e das comunidades de Maromba e Maringá para falar sobre as reivindicações dos moradores em relação as ETEs  - Estação de Tratamento de Esgoto, de Maromba e Maringá.

As ETEs que eram de responsabilidade do Estado passaram a ser geridas pela Prefeitura em 2015, que desde então vem realizando a manutenção. No encontro, os representantes reforçaram com o prefeito a grande preocupação com a estrutura física das estações que conforme explicaram, necessita de uma manutenção permanente.

O prefeito Eduardo Guedes esclareceu que no local serão realizados os serviços necessários e tudo dentro da maior transparência.

  - Estamos tratando o assunto com muita seriedade e transparência, tudo o que pudermos fazer para melhorar será feito e o que não puder  ser feito no momento vamos fazer um planejamento para que possamos resolver da melhor forma -  disse o prefeito.

 Atento às necessidades dos moradores, Eduardo Guedes, que na oportunidade agendou uma reunião direto na comunidade no dia
​15
 de agosto, explicou ainda  que os assuntos relacionados a manutenção poderão ser tratados com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos e sobre gestão com a Secretaria de Meio Ambiente, porém lembrou que acompanhará de perto todos os problemas. A reunião contou também com a presença do vice-prefeito, Sebastião Mantovani.

Licitação

A licitação para a contratação de uma empresa para manutenção preventiva e corretiva das Estações de Tratamentos de Esgotos (ETEs), de Maringá/Maromba agendada para acontecer no dia 17 de julho foi adiada. O adiamento aconteceu tendo em vista que o Tribunal de Contas do Estado (TCE), não conseguiu fazer a análise do edital em tempo hábil.  Porém, tão logo seja realizada, a licitação será reagendada.

O processo licitatório visa a contratação de uma empresa para gerir as Estações de Tratamento de Esgoto, tendo em vista a grande carga orgânica que recebe. A empresa será responsável por realizar toda a operação de controle e monitoramento 24 horas.

 De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Valter Lúcio da Silva, em decorrência da grande necessidade de uma empresa para gerir as ETEs, a Prefeitura está estudando a contratação emergencial de uma empresa para realização do serviço.

 - A Prefeitura está estudando a possibilidade de uma contratação em regime emergencial de uma empresa especializada para efetuar a operação de manutenção das  ETEs até a finalização do ato licitatório, finalizou.