Advertisement

Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres faz balanço do primeiro semestre em Itatiaia

Um balanço realizado pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres mostrou alguns avanços nas políticas públicas, programas e ações nos últimos meses em Itatiaia, conforme explica a secretária da pasta, Janaína Sá Dantas.
 A frente da Secretaria há cinco meses, a titular  conta que apesar dos constantes desafios no enfrentamento ao fim da Violência contra a Mulher e na  melhoria da autoestima e autonomia das Mulheres, a Secretaria tem conseguido se articular em prol do atendimento das moradores de Itatiaia.
 - Nosso primeiro desafio foi estruturar a secretaria com profissionais que pudessem atender toda a demanda gerada no município e conseguimos de forma rápida. Hoje, contamos com uma equipe capacitada formada por uma assistente social, uma psicóloga, uma assessora jurídica, uma coordenadora de atendimento ao público e uma secretária.
Janaína conta que somente esse ano 200 moradoras foram atendidas pela Secretaria e 26 seguem em processo de atendimento. A Secretária explica que muitas das mulheres que procuram a secretaria não buscam só atendimentos para casos de violência doméstica, mas também atendimento jurídico ou  psicológico.
 - Oferecemos acompanhamento social, principalmente às vítimas de violência doméstica e também atendimento psicológico e jurídico.Vale lembrar que o atendimento é feito por profissionais capacitados. Para fazer o acompanhamento, as mulheres podem procurar ajuda espontânea ou serem encaminhadas a Secretaria, disse.

Como forma de trabalhar a autoestima das mulheres  ao longo dos últimos seis meses  foram promovidos  diversos eventos. Dentre eles estão a festa em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, realizada na Praça da Emancipação, no bairro Campo Alegre, com o objetivo de oferecer entretenimento  para as moradoras.
Outra atividade realizada foi um café da manhã especial  do Dia das Mães.A confraternização direcionada para todas as mães da cidade, principalmente aquelas que são atendidas pela Secretaria buscou  proporcionar um momento de interação entre todas as mães da cidade. A programação contou com mensagens motivacionais e um momento de contação de história.
Fechando os eventos do primeiro semestre, na primeira semana de junho Itatiaia recebeu o Ônibus Lilás, do projeto “Mulher, Viver sem Violência”, do Governo Federal. Com atendimento multidisciplinar, o ônibus disponibilizou serviço de orientação jurídica e psicossocial, por meio de uma orientação humanizada.O atendimento aconteceu no bairro Campo Alegre.
- Nestes meses, tivemos várias conquistas,porém ainda é necessário fazer muito mais para avançarmos na valorização  e igualdade da mulher.  Mas com muito trabalho, valorização e respeito vamos continuar trabalhando para mudar para cada vez mais a realidade das nossas moradoras – frisou

Projetos Futuros
Sobre os projetos futuros da Secretaria, Janaína explica que já está em processo de estudo a implantação ,em conjunto com a Guarda Civil Municipal,o programa Patrulha Maria da Penha. A Patrulha  consiste em visitas periódicas às residências de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, para verificar o cumprimento das medidas protetivas de urgência e reprimir atos de violência.
Para a implantação do programa os agentes que irão atuar na patrulha serão treinados e capacitados para dar o acolhimento adequado. A presença da patrulha protege a vítima e inibe os atos do agressor.
Outro projeto também previsto para o segundo semestre é implantação de cursos nas áreas de artesanato e de beleza, como por exemplo, maquiagem, em parceria com a EMATER. A finalidade é dar as usuárias uma oportunidade para aprenderem uma profissão e complementarem suas rendas familiares.
- Nosso objetivo é oferecer cursos e oficinas que ajudem na melhoria da qualidade de vida de todas elas.  Estamos organizando um cronograma e o nosso objetivo, correndo tudo bem, é que esses trabalhos seja desenvolvidos ainda no próximo semestre, finalizou a secretária.

A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres funciona na Rua Cel José Mendes Bernardes,Nº 14, no Centro. Mais informações pelo telefone (24) 3352-1339.