Advertisement

Secretaria de Saúde de Volta Redonda realizou o I Seminário de Hepatites Virais


Evento reuniu 300 pessoas no auditório da UGB, no bairro Aterrado

Nesta quarta-feira, dia 26, a Secretaria de Saúde de Volta Redonda realizou o I Seminário de Hepatites Virais de Volta Redonda. O evento serviu para marcar o Dia Mundial de Combate à Hepatite, comemorado em 28 de julho. Entre os assuntos abordados: a prevenção às hepatites virais; orientação sobre as formas de transmissão; e a importância da identificação precoce dos infectados. O seminário aconteceu no auditório da UGB (Universidade Geraldo Di Biase) no bairro Aterrado, e reuniu cerca de 300 pessoas. O secretário municipal de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, e o diretor municipal de Saúde, Rafael Galvão, participaram da abertura do seminário.     

Com foco na prevenção e nos principais cuidados com a doença, o Seminário de Hepatites Virais está alinhado aos planos de governo do prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, em capacitar e atualizar todos os profissionais de Saúde de Volta Redonda. 

“A saúde da população de Volta Redonda é uma prioridade para o nosso governo. E o investimento na capacitação e atualização dos nossos médicos e enfermeiros faz parte desta prioridade. Espero que todos aproveitem as capacitações que a secretaria de Saúde vem preparando. Muitas outras oportunidades como esta estão sendo preparadas”, destacou Samuca Silva.

O secretário da pasta explicou que a capacitação das equipes de saúde reflete no bom atendimento à população. “Eu parabenizo às equipes da saúde pela organização de mais esse evento e em breve teremos outros. O nosso objetivo, conforme orientação do prefeito, é investir cada vez na capacitação dos nossos profissionais da saúde, em prol da melhoria da saúde da população”, disse Alfredo.      

Rafael Galvão lembrou que a vacina contra a Hepatite B é disponibilizada nas unidades de saúde de Volta Redonda. Mesmo com dificuldades financeiras estamos investindo na saúde, capacitando nossas equipes. Agradecemos a parceria com as universidades, que nos apoiam sempre e agradecemos aos nossos profissionais pelo sucesso de mais um evento realizado”, destacou.  

A agente comunitária de saúde, Sandra Trindade Nascimento, participou do seminário e aprovou a iniciativa. “Estou há dois anos nessa função e essas capacitações contribuem para meu trabalho e também para ficarmos atualizados. A hepatite é uma doença grave e muitas pessoas ainda desconhecem”, disse.

A enfermeira Marina Ferreira da Silva comentou sobre a importância de todas as pessoas estarem cientes sobre as doenças silenciosas, como a hepatite.
"Eu gostei muito deste tema, pois a hepatite é uma doença silenciosa e nós, como profissionais de Saúde, precisamos ficar atualizados para repassar essas informações para a população”, disse Marina.   


Testes gratuitos

Nesta sexta-feira, dia 28, a Secretaria de Saúde de Volta Redonda vai intensificar a vacinação contra a Hepatite B. As pessoas devem procurar a Unidade Básica de Saúde ou de Saúde da Família de sua referência, das 8h às 17h. A imunização contra a Hepatite B depende de três doses da vacina: a segunda trinta dias após a primeira e a terceira seis meses depois.
O CDI (Centro de Doenças Infecciosas) e algumas unidades da Atenção Básica oferecem o teste rápido para hepatite. O CDI fica na Rua Dionéia Andrade Faria, 329, Aterrado – telefone (24) 3339-2056.