Advertisement

Secretaria de Saúde de Volta Redonda promove Semana da Amamentação


Ação faz parte da programação do Agosto Dourado e terá atividades nas 43 unidades básicas de saúde

A dona de casa Shaira Caetano de Azevedo tem uma filha de seis meses e não descuida do calendário de vacinas. Ela também faz visitas regulares na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do Siderlândia. Mas a visita desta segunda-feira, dia 31, teve um motivo especial. Ela e todas as gestantes e puérperas do bairro foram convidadas pelos agentes de saúde para a abertura da “Semana da Amamentação”, que começou nesta segunda e vai até sexta-feira, dia 4. A programação contou com café da manhã, foto maluca e palestras explicativas. A ação faz parte da programação das ações da Secretaria de Saúde de Volta Redonda em prol do Agosto Dourado. O mês de agosto foi o escolhido pelo Governo Federal para intensificar ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, destacou que a Saúde é uma das prioridades de seu governo e fortalecer ações em prol da saúde da mulher e da criança são assuntos primordiais. “Aleitamento materno é um assunto sério e deve ser amplamente divulgado. Entendemos que só por meio do diálogo vamos alcançar a todos”, disse.
O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, reforçou o convite às gestantes e mães de recém nascidos, para que participem da Semana da Amamentação. “O nosso objetivo é atingir a todas, por isso estamos promovendo atividades em todas as unidades básicas. A saúde do bebê no futuro também depende da correta amamentação”, acrescentou.
Shaira Caetano de Azevedo contou que saiu da UBSF cheia de histórias pra contar. “Eu gostei muito da programação, faço questão de participar sempre que tem alguma atividade aqui na unidade. A gente acaba ajudando a divulgar também. Eu tenho vizinhas e amigas que ainda não puderam vir hoje, mas vou contar pra elas o quanto foi bom para que elas venham participar também”, disse.
Cristiane Correa Moreira, dona de casa, levou a filha de dois meses para tomar  vacina e aproveitou para participar de uma das palestras. “A gente que é mãe sabe que o leite materno é o alimento mais importante pro filho da gente, mas sempre tem alguma informação para aprender ainda. Se eu tiver um tempinho eu vou voltar e participar dos outros dias”, comentou.


Todas as unidades básicas de Volta Redonda têm atividades
A programação nas Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família em Volta Redonda inclui rodas de conversa, salas de espera e palestras, com o objetivo de abordar temas relacionados à amamentação.
BANCO DE LEITE – Neste período, a equipe do Banco de Leite Materno de Volta Redonda também é responsável por promover palestras educativas sobre o aleitamento e a doação de leite materno para gestantes e puérperas. O objetivo é incentivar a amamentação e ressaltar a importância da doação para ajudar outros bebês.
O Banco de Leite funciona em anexo ao Hospital São João Batista, das 7h às 19h, diariamente. A mulher interessada em doar leite materno deve entrar em contato pelo telefone (24) 3348-9954 e fazer um cadastro. A partir daí, uma equipe de Banco de Leite marca uma visita em casa para levar o material necessário para coleta: vidros, máscara e touca. Depois, voltam uma vez por semana para recolher a doação. Toda população pode doar vidros para coleta, basta entregar na sede do Banco de Leite.