Advertisement

Secretaria de Saúde de Volta Redonda intensifica capacitações para médicos e enfermeiros


Iniciativa faz parte de estratégia do prefeito Samuca Silva em atualizar todos os profissionais de saúde, visando melhoria no atendimento à população


Visando elevar a qualidade no atendimento à população, a Secretaria de Saúde de Volta Redonda vem realizando uma série de cursos de capacitações. A iniciativa faz parte da estratégia do prefeito Samuca Silva. Nesta quinta, dia 27, foram realizadas duas capacitações: a primeira sobre “Acolhimento e Entrevista Familiar sobre Captação de Órgãos”, no HSJB (Hospital São João Batista). E a segunda com o tema “Ostomias”, no auditório da Secretaria de Saúde, que contou com a participação de profissionais do Médio Paraíba.

O prefeito Samuca Silva reforçou a importância da atualização dos profissionais. “Eu agradeço a todos os profissionais de saúde de Volta Redonda que se propuseram a participar dos cursos e atualizações que a Secretaria de Saúde vem oferecendo. O conhecimento e atualização são fundamentais em qualquer profissão e na saúde essa atualização se torna primordial, por isso a saúde é uma das prioridades de nosso governo”, destacou o prefeito.    

O secretário de Saúde, Alfredo Peixoto, destacou que as capacitações fazem parte de um compromisso com a saúde da população. “Capacitando e atualizando as equipes de saúde de nosso município nós estamos investimento na melhoria da qualidade de vida de todos. E essa atenção e cuidado serão constantes. Todas essas capacitações estão sendo pensadas de forma estratégica”, explicou.   



Capacitações refletem no bom atendimento à população


Capacitação em “Ostomias” - Em Volta Redonda localiza-se o Pólo de Ostomizados, que é referência para todos os municípios do Médio Paraíba. O pólo funciona na Rua A, nº 40, no Parque das Ilhas, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A enfermeira Maria Cristina Soares Ramos é a gerente responsável pelo pólo. “Aqui nós disponibilizamos bolsas para os pacientes ostomizados,  pó para estoma e pasta periostomal necessários para o tratamento dos pacientes. Os pacientes são atendidos por demanda espontânea ou agendados em consultas médicas e com a enfermeira”, explicou.
Luciana Cristina da Silva é enfermeira e veio de Piraí para participar da capacitação. “É importante estar capacitado, visto que atuo na atenção básica. Nós estamos em contato direto com o paciente e com a família. Estando capacitados podemos dar um maior suporte, além de garantir conforto e reduzir os riscos de complicações”, disse.   
O diretor de Saúde da SMS, Rafael Galvão, fez a abertura da palestra sobre “Ostomias” e destacou que em breve novos cursos serão anunciados. “Agradeço também ao apoio de nossos profissionais, que estão realizando essas capacitações e também às equipes que estão participando”, disse