Advertisement

Secretaria de Saúde de Volta Redonda terá ações pelo Dia Mundial de Combate à Hepatite


Na programação estão Seminário de Hepatites Virais para médicos e enfermeiros da rede municipal e campanha de vacinação contra Hepatite B

Para marcar o Dia Mundial de Combate à Hepatite, comemorado em 28 de julho, a Secretaria de Saúde de Volta Redonda preparou duas ações. Na quarta-feira, dia 26, médicos e enfermeiros da rede municipal participam de Seminário de Hepatites Virais e na sexta-feira, dia 28, haverá intensificação da vacinação contra a Hepatite B para toda a população.

O seminário, coordenado pela equipe do CDI (Centro de Doenças Infecciosas), vai tratar da prevenção às hepatites virais, com orientação sobre as formas de transmissão; da importância da identificação precoce dos infectados – o CDI e algumas unidades da Atenção Básica oferecem o teste rápido para hepatite; e a captação para o tratamento e acompanhamento médico, que também é feito por meio do CDI. O seminário será no Auditório do UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biasi), campus Aterrado, das 8h às 12h.

“Com essa ação, pretendemos capacitar 150 médicos e enfermeiros para melhor atenderem à população em relação prevenção e o cuidado com as hepatites virais. A capacitação permanente dos profissionais da saúde é uma meta desta gestão com objetivo de prestar o melhor serviço à comunidade”, afirmou o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto.

CAMPANHA – Ainda em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Hepatite, o município de Volta Redonda vai intensificar a vacinação contra a Hepatite B. Toda a população que não apresentar comprovação vacinal anterior deve procurar a Unidade Básica de Saúde ou de Saúde da Família de sua referência, das 8h às 17h, para tomar a vacina. A imunização contra a Hepatite B depende de três doses da vacina: a segunda trinta dias após a primeira e a terceira seis meses depois.

“A vacina contra a Hepatite B é disponibilizada rotineiramente nas unidades de saúde de Volta Redonda. A campanha pelo Dia Mundial de Combate à Hepatite pretende alertar a população sobre a gravidade da doença e a importância de se imunizar”, disse Alfredo Peixoto.