Advertisement

The Beatles Fest reúne amantes da banda inglesa dias 27, 28 e 29 no Clube Municipal de BM


Palestras, exposições, shows e praça de alimentação movimentam clube que acaba de ser reformado 
Barra Mansa 
O Clube Municipal de Barra Mansa recebe dias 27, 28 e 29 de julho, o I The Beatles Fest. O evento reunirá os amantes da banda inglesa, motociclistas e será feito em  parceria com a Associação de Motociclistas do Estado do Rio (AMO-RJ). De acordo com o diretor de Cultura do Clube Municipal, Marcus Modesto, o clube passou a se tornar referência cultural e de eventos na região. “Estamos preparando um grande evento para receber os amantes dos Beatles e do motociclismo. Teremos vários grupos envolvidos, já que temos a Associação Estadual  junto na organização”, explica.
Marcus, que é presidente do Instituto Cultural Municipal, ressaltou que o The Beatles Fest acontece em várias partes do mundo. “Beatles Fest tem no mundo inteiro e a primeira vez que é realizado na região Sul Fluminense. Esperamos que se torne parte do calendário de eventos da região e de Barra Mansa”,diz Marcus Modesto.
Para o ex-deputado estadual, Ademir Melo, o grande responsável pela recuperação e reforma do clube, será o primeiro grande evento a dar visibilidade ao Clube no momento atual.
“Este espaço será para trazer grandes artistas. A história do Clube Municipal está sendo recuperada. Todos viveram momentos áureos no clube e agora vamos reviver este período”, disse Ademir Melo.
Soldados da Guarda Real Inglesa estarão na entrada principal do Clube Municipal para dar boas vindas aos visitantes e uma replica do Submarino Amarelo (Yellow Subamarine) será exposta no salão nobre do clube.  
O evento esta sendo organizado em parceria com a Associação de Motociclistas do Estado. Para o presidente da entidade, Aloísio Cesar Braz, estar presente num evento deste porte, mostra que os motociclistas estão alinhados com a cultura e com a música. “Estamos juntos com o Clube Municipal. Quando o Marcus Modesto nos procurou para somarmos força, já imaginávamos a magnitude desta festa. Convido todos os amantes dos Beatles e todos os motociclistas a estarem presentes”, ressaltou.  
Beatles: a maior banda da história completa 61 anos
Formada na cidade de Liverpool (Inglaterra), em 1956, a banda tinha os seguintes músicos: John Lennon (vocalista, guitarrista e compositor), George Harrison (guitarrista e vocalista), Paul Mc Cartney (baixista, compositor e vocal) e Ringo Star (baterista). O nome inicial da banda era Silver Beetles, fazendo uma referência a besouros. Porém, por sugestão de John Lennon, a banda passou a se chamar The Beatles, pois a palavra inglesa "beat" significa rítmo ou batida.
O sucesso 
Fizeram sucesso mundial com suas músicas, principalmente na década de 1960. O sucesso deve-se ao estilo revolucionário que implantaram no cenário musical. Eram canções com letras marcantes e efeitos de guitarra fortes. As letras atingiram em cheio os jovens, pois eram contestadoras e revolucionárias para a época. O estilo visual também revolucionou o cenário musical. Os jovens de Liverpool usavam cabelos compridos, roupas de cores fortes, anéis e outros adereços. 
O sucesso foi tão grande que no ano de 1965 foram recebidos pela rainha Elizabeth II, da Inglaterra, e receberam medalhas da Ordem do Império Britânico. Da música foram para o cinema e, em 1967, lançaram o filme “Help!”. A beatlemania espalhou-se pelo mundo inteiro, fazendo sucesso inclusive no Brasil. Produziram também outros filmes: A Hard day’s night e Magical Mistery Tour.
A banda acabou em 1970. John Lennon seguiu carreira solo, com participação de sua esposa Yoko Ono. Porém, em dezembro de 1980, foi assassinado por um fã, ao entrar em seu prédio na cidade de Nova Iorque. Morria um dos maiores músicos de todos os tempos. 
As músicas dos Beatles e de John Lennon fazem grande sucesso até os dias de hoje, sendo ouvidas por jovens e adultos. Principais sucessos: "Love me do" (1962); "She loves you" e "I want to hold your hand" (1963); "Can't buy me love" e "A hard day's night" (1964); "Help" e "Yesterday" (1965).
Artista plástica Georgia Junksztejn fará exposição de mandalas
A artista plástica Geórgia Junksztejn  Andrade, natural de Barra Mansa, também estará presente no Beatles Fest com suas mandalas que ganharam destaque em toda América Latina. A exposição “Mandalas Gigantes” terá como tema os Beatles. Ela utiliza discos de vinil ou CDs para sua criação. Para o organizador do The Beatles Fest, Marcus Modesto, Georgia representa uma geração de artistas plásticos que revolucionou o modo de pensar e agir em suas obras. “É uma verdadeira viagem que nos faz pensar de como a vida deve ser levada, com mais tranqüilidade e paz”, diz.  
Georgia contou que apresentar suas obras no Clube Municipal tem um caráter histórico e muito significativo, por ter passado boa parte de sua infância no clube, onde desenvolveu atividades esportivas e sociais. 
“É uma honra muito grande ter sido lembrada pelo Marcus para expor minhas obras. Minha família tem história com o Clube Municipal desde sua fundação. É uma hora estar aqui participando deste evento.
Chico Amaral fará exposição de todos os discos do Beatles
Quem visitar o Beatles Fest durante os três dias de evento pode ter grandes surpresas. Uma delas é exposição do acervo do músico Chico Amaral com todas as capas exóticas dos discos da banda inglesa. “Chico Amaral tem um acervo muito rico da história da banda. Isso pode levar muitas pessoas a uma viagem no tempo, quando as capas de vinil eram consideradas arte. A história do rock pode ser contada pelas capas de discos dos Beatles”, destacou Marcus Modesto.
Cabine telefônica reviverá momentos da banda britânica
Para reviver o clima britânico e a história da música da maior banda da história, o organizador do evento, jornalista Marcus Modesto,não mediu esforços para lembrar da banda. Uma cabine de telefone nos moldes dos telefones inglês foi construída. Na cabine, o público poderá tirar fotos e fazer vídeos. “Será uma viagem no tempo. Será um grande evento”, disse Marcus.
Obs: todos os dias terá exposição de Mandalas da artista plástica Georgia Junksztein Andrade e exposição de todos os discos dos Beatles do acervo de Chico Amaral.
Programação Beatles Fest 
Dia 27 - Quinta feira
Orquestra de Jazz da OSBM
Tadeu Laje e Grupo
Alanito & Bento
Tatoo Gibb’s
Carlinhos (Meninja) e Banda com participação de especial de Valentina Rocha no vocal
Figurótico e Banda
DJ Luciano Balbi
Dia 28 - Sexta-feira
Orquestra Popular do UBM
Maria Clara Fonseca (voz e violão)
Rozan (violão e voz)
Lincoln (voz e violão)
Escola de Música Harmonia
Blue Angels
DJ Luciano Balbi
Dia 29 - Sábado
Apresentação dos alunos do CCAA com Prof° João Paulo
Lui do Vale e Betinho dos Brothers
Marcial e Jorge Ricardo
Davi Cuabano, Gê e Hian
Banda Iguanas
Banda Clube do Rock
Banda Banheiro Azul
DJ Luciano Balbi