Advertisement

Vice presidente do grupo Meninas de Lenço faz palestra no CRAS São Cristóvão




Atividade voltada para o grupo de convivência da unidade fez parte da programação do MOVI (Movimento Vida Interativa)

A vice presidente do grupo Meninas de Lenço, Dalma Lima, foi a convidada especial da programação do MOVI (Movimento Vida Interativa) do CRAS (Centro de Referência à Assistência Social) São Cristóvão na tarde desta terça-feira, dia 25. Membros do grupo de convivência Sonho Realizado, que reúne moradores dos bairros São Cristóvão, São Lucas, Santa Inês e Minerlândia, estavam na plateia e conheceram um pouco da história e do trabalho do Meninas de Lenço, que atua para melhorar a autoestima e garantir mais qualidade de vida a pacientes com câncer.

Antes de dar seu depoimento, Dalma apresentou vídeo institucional do grupo criado em julho de 2014 quando a fundadora Renata Ferreira teve câncer de mama e perdeu os cabelos com o tratamento. “A princípio, toda a família e amigos dela pensaram em raspar a cabeça em solidariedade. Mas a própria Renata teve a ideia de fazer então uma selfie com todos usando lenços na cabeça como turbantes. Quando a ideia foi parar na internet a adesão foi tão grande que surgiu a necessidade de criar o grupo”, explicou Dalma.   

A partir daí, o Meninas de Lenço trabalha com pacientes com câncer e a autoestima da mulher a partir do uso de turbantes. “Também fazemos visitas domiciliares e trabalhos em eventos e escolas em todas as cidades da região. O nosso compromisso e levar alegria. Além de ensinar a usar os lenços, levamos maquiagem, tudo para valorizar a beleza da mulher”, disse Dalma.

Ela lembrou ainda que a cada três meses o grupo realiza a Feira da Meninas no Memorial Zumbi. Promovemos atividades culturais, normalmente ligadas à cultura africana.
“O turbante faz parte da cultura africana, além do empoderamento da mulher valorizamos a estética negra”, afirmou a vice presidente do Meninas de Lenço, acrescentando que a próxima Feira das Meninas será no próximo dia 10 de setembro e que durante o evento são arrecadados lenços, leite e fraldas para os pacientes com câncer.

A enfermeira aposentada Gercília Maria do Carmo Quintão, que frequenta o grupo de convivência do bairro há mais de dez anos ficou impressionada com o trabalho do Meninas de Lenço. “É muito importante o que essas meninas fazem pelas pacientes com câncer. Levar carinho, autoestima e suavidade no meio do tratamento é primordial para o bem-estar do doente”, falou, já convidando os colegas para participarem da próxima Feira das Meninas.

Aproveitando o público interessado em conhecer as Meninas de Lenço, uma equipe da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do São Lucas, que abrange os mesmos bairros que o CRAS São Cristóvão, ofereceu aferição da pressão arterial. Maria das Graças de Oliveira aproveitou a oportunidade e confirmou que está tudo bem. “Estou com esse grupo há seis anos e a saúde melhorou muito. Com as atividades e a convivência com outras pessoas, a pressão está sempre controlada”.    

Esta semana marca o encerramento das atividades do primeiro módulo do MOVI, projeto lançado no início de junho, que promove ações educativas, culturais e esportivas em nove bairros de Volta Redonda. 

Veja a programação completa até 28 de julho:

Dia 26 (quarta-feira)

9h – Oficina de saúde bucal – Tudo que precisamos saber sobre escovação – UBSF Ponte Alta – Rua Aurora Bezerra, 471
14h – Palestra Planejamento Familiar – CRAS Rústico – Praça José Gonçalves Dias, 142
15h – Oficina Participação Social – UBSF São Carlos – Av. Florestal, 115

Dia 27 (quinta-feira)

15h – Intercâmbio esportivo – Praça da 249 – Rua Trieste, s/nº

Dia 28 (sexta-feira)

8h – Campanha de vacinação contra Hepatite B pelo Dia Mundial de Combate à Hepatite – Todas as unidades de saúde
9h – Grupo fuxico, aprenda a fazer artesanato como forma de terapia – UBSF Ponte Alta – Rua Aurora Bezerra, 471