Advertisement

Volta Redonda é a única cidade do Médio Paraíba a participar do Programa Cidades Empreendedoras do Sebrae

Volta Redonda é a única cidade do Médio Paraíba a participar do Programa Cidades Empreendedoras do Sebrae
Primeira reunião do Comitê Gestor do programa acontece dia 6 de julho na sede do Sebrae na cidade


Volta Redonda dá início, dia 6 de julho, ao Programa Cidades Empreendedoras com a realização do Workshop de Alinhamento promovido pelo Sebrae/RJ. É o início das atividades do Comitê Gestor do Programa no município. Este Comitê conta com representantes da prefeitura e do Sebrae/RJ. Também participam da reunião, o prefeito Samuca Silva e a coordenadora Regional do Sebrae/RJ no Médio Paraíba, Ana Lúcia de Araújo Lima. O workshop será realizado às 10h, na sede do Sebrae em Volta Redonda (Av. Paulo de Frontin, 463, no Aterrado).
O Cidades Empreendedoras é uma iniciativa inédita do Sebrae/RJ desenvolvida em 11 municípios do Estado do Rio de Janeiro.  A proposta é engajar a gestão pública e lideranças locais, através de um ‘game’, para que sejam criadas e implantadas políticas públicas voltadas para micro e pequenas empresas, melhorando assim o ambiente empresarial das regiões. 
O grupo, formado por secretários municipais de Fazenda, Administração, Planejamento, Saúde, Meio Ambiente, Educação, Agentes de Desenvolvimento, Procuradoria; controle interno; lideranças empresariais; representantes do legislativo local; e coordenadores regionais do Sebrae/RJ, se reunirá mensalmente para deliberação sobre a aprovação das ações a serem implantadas.
Para participação do município foram levados em consideração os seguintes critérios: status de lei geral municipal implementada; densidade empresarial e ambiente favorável para desenvolvimento do programa. Ao longo do ano, também serão realizadas quatro importantes reuniões com cada prefeito, para que essas ações sejam acompanhadas e ajustadas passo a passo.
Em formato de um game, o programa será uma disputa entre os municípios que estarão competindo em tempo real. Ao final do programa, cada um será classificado por seu desempenho. Todas as informações, painéis e relatórios estarão disponíveis em uma ferramenta virtual, aberta ao público para consulta.
Os demais municípios que participam do Programa são: Angra dos Reis, Araruama, Duque de Caxias, Itaperuna, Macaé, Niterói, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Petrópolis e Três Rios.

Segundo pesquisa do ‘Data Sebrae’, essas regiões totalizam cerca de 230 mil empresas registradas no Estado do Rio de Janeiro, ou seja, 22% da atividade empresarial fluminense.
 As expectativas do ‘Programa Cidades Empreendedoras’ são: inserir a temática da micro e pequena empresa no PPA (Plano Plurianual) de cada município participante, assegurando que os pequenos negócios façam parte da agenda de governo; apoiar o desenvolvimento de políticas públicas municipais para a diminuição do tempo para abertura de empresas; aumentar o percentual das compras governamentais com micro e pequenos fornecedores; apoiar os municípios no cumprimento do percentual exigido por lei de 30% da compra da merenda escolar feita pelo agricultor familiar regional; disseminar o intraempreendedorismo junto aos gestores e lideranças públicas municipais e apoiar a implementação e qualificação das salas do empreendedor nos municípios fluminenses.
O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, aprova a iniciativa do Sebrae/RJ. "Volta Redonda reafirma sua característica em ser uma cidade empreendedora. E participar desse programa representa o compromisso do atual governo em fazer uma gestão pública mais eficiente”, disse.