Advertisement

Volta Redonda sedia capacitação em ostomias para o Médio Paraíba


Evento voltado para médicos e profissionais da enfermagem será na manhã desta quinta-feira, dia 27, no Auditório da Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde de Volta Redonda, por meio da superintendência da Média Complexidade, do Polo de Ostomizados e do setor de Educação em Saúde, preparou para esta quinta-feira, dia 27, a Capacitação em Ostomias para o Médio Paraíba. As palestras, voltadas para médicos e profissionais de Enfermagem, começam às 8h30 e vão até o meio-dia, no auditório da secretaria.

Cerca de 50 profissionais, que atuam na atenção básica; Rede de Urgência e Emergência; hospitais; e no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) de todo Médio Paraíba, além dos municípios de Mangaratiba e Paraty, foram convidados. Porém, o foco principal está voltado para os profissionais da Atenção Básica, principalmente das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF).

“O curso terá orientações gerais sobre como cuidar de um ostomizado. Temas como o cuidado com a pele no entorno do acesso; e como fazer a troca das bolsas de colostomia serão abordados”, explicou o secretário da pasta, Alfredo Peixoto.

Além disso, a capacitação também tem o objetivo de divulgar o trabalho do Polo de Ostomizados de Volta Redonda, que é referência para todos os municípios do Médio Paraíba, além de Mangaratiba e Paraty. O polo funciona na Rua A, nº 40, no Parque das Ilhas, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

“O curso sobre ostomias confirma a estratégia da Secretaria de Saúde de investir em capacitação para garantir atendimento de qualidade à população. Somente nesta semana, os profissionais da Rede Municipal passaram por capacitações sobre doenças crônicas, hepatites virais e ainda haverá outra sobre acolhimento e entrevista familiar para ampliar a doação de órgãos no município”, destacou o prefeito Samuca Silva.