English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
ESTOU AO VIVO TODOS OS SÁBADOS DE 6:00H DA MANHÃ ÁS 9:00H DA MANHÃ NA RÁDIO LÍDER 90,1 FM.

VOCÊ É MEU CONVIDADO, ENTRE EM CONTATO PARA PARTICIPAR GRATUITAMENTE DO PROGRAMA ZAPPEANDO. DIVULGUE O TRABALHO QUE VOCÊ REALIZA EM SUA IGREJA, BAIRRO OU ENTIDADE REPRESENTATIVA! CHAMAR NO ZAP (24) 9 .9967-2456

quarta-feira, agosto 02, 2017

Fórum do Orçamento Participativo acontece em Volta Redonda no próximo sábado


Evento vai debater a importância da participação da sociedade na construção orçamentária do município

A Secretaria de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão de Volta Redonda vai realizar no próximo sábado, dia 05, o I Fórum do Orçamento Participativo. O principal objetivo do evento, que vai acontecer no auditório da UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biasi), às 8h, é explicar para população o que é o OP e sua importância para a sociedade. No Orçamento Participativo, a gestão pública estimula a abertura de um espaço compartilhado com a população sobre as suas demandas prioritárias e o que deve incluir no Orçamento Participativo da Lei Orçamentária Anual (LOA). Também será eleito no fórum, um comitê para acompanhar e ter a efetividade de que os itens aprovados sejam cumpridos.

O Orçamento Participativo passou por uma reestruturação no município. “A mudança no modelo do OP Municipal foi desenvolvida de forma gradativa. Primeiro, foi feito um levantamento para ver o que não estava funcionando no modelo antigo do Orçamento Participativo. A partir disso, pensamos em formas para resolver esses problemas. Posteriormente, uma pesquisa dos modelos de sucesso foi realizada para usar de espelho e criar um projeto de Orçamento Participativo que se encaixe na realidade da cidade e que o poder de decisão esteja tanto com a sociedade civil como com a gestão pública”, explicou Júlio Andrade, secretario municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão.

Para que mais pessoas pudessem participar da votação do OP, a secretaria municipal Planejamento lançou, no início de julho, o Orçamento Participativo Digital, fazendo com que Volta Redonda fosse a primeira cidade do sul do estado do Rio de Janeiro a implantar o OP digital. Antes a gente tinha um modelo no qual, presencialmente, a população participava através das associações de moradores. Nesse ano, depois uma longa conversa com a sociedade, nós fizemos uma reformulação e inserimos o componente da participação digital para que novos públicos participem da definição de itens que vão compor o orçamento do município”, disse o secretário.

“Nesse processo de votação as pessoas vão poder priorizar o que é mais importante no Orçamento. É por meio dessa votação que o governo vai entender o que os moradores têm como prioridade, por isso a participação de cada cidadão é importante. Estamos resgatando a efetiva participação popular na cidade”, explicou o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva.
A secretaria disponibilizou, em alguns pontos da cidade, postos de atendimento, para orientar a população de como funciona o OP Digital. Os postos são equipados com computadores e contam com a ajuda de voluntários e funcionários da secretaria de Planejamento.  

Para participar da Votação do OP Digital as pessoas devem acessar formulário online disponível no site da prefeitura, através do link: www.voltaredonda.rj.gov.br/opdigital. E para se inscreverem no I Fórum Municipal do Orçamento Participativo basta acessar o site, pelo link: http://www.voltaredonda.rj.gov.br/forumdoop.