Advertisement

Grupo de Dança de Itatiaia é indicado para festivais na Argentina, Itália e São Paulo



A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Assessoria de Cultura, participou neste fim de semana, dias 05 e 06, em Itajubá, do Minas Brasil Fest Dance. A cidade de Itatiaia foi representada pelo Ritmos Grupo de Dança com 48 bailarinos, que fazem aula na Casa da Cultura da cidade, e foram indicados para três festivais, sendo dois internacionais e um em solo nacional.

O Minas Fest reuniu bailarinos de todas as regiões do Brasil e o grupo de Itatiaia apresentou nove coreografias no festival. A primeira conquista foi a confirmação da vaga na competição do Mercosul que acontecerá entre os dias 06 e 10 de setembro na cidade de Puerto Iguazu, na Argentina.

Os jurados do festival decidiram ainda pela indicação para o Festival Del Sole da Cidade de Riccione, na Itália, em 2018, e para o São Paulo Jazz Promodança que será realizado ainda este ano, na cidade de Barra Bonita, em São Paulo.

Para o coreógrafo e coordenador do projeto de dança da Casa da Cultura, Jefferson Santos, essas indicações representam um processo natural do profissionalismo no trabalho desenvolvido.

- Os bailarinos foram para Itajubá focados em dar o melhor no palco e o resultado foi a decisão dos jurados com estas indicações que nos surpreenderam. O festival da Itália nós não esperávamos e como será só em 2018 teremos tempo para nos organizarmos bem para levar os alunos. Para o Mercosul levaremos 5 coreografias e o de São Paulo ainda não recebi o regulamento, mas sei que é de altíssimo nível. Estamos muito felizes com esse resultado, afinal são anos de trabalho. Não surgimos no cenário nacional do nada, mas sim de anos de dedicação com um elenco entrosado, professores maravilhosos e o apoio do atual governo com a cultura da cidade – destacou o professor Jefferson Santos.

Segundo o Assessor Especial de Cultura, Rafael Fioratto, esses convites ressaltam a qualidade, talento e emprenho dos alunos e professores da Casa da Cultura.

- Acredito que esses convites serão cada vez mais constantes, pois o trabalho da dança está crescendo e cada vez teremos mais visibilidade. Itatiaia conta com bons profissionais, além da presença de um grande do coordenador, que estão antenados com o que há de mais atual no mundo da dança. Em Minas percebemos o quão bem recebido o professor Jefferson é pelos organizadores dos festivais, pois seu talento e trabalho técnico fazem hoje a dança da Casa da Cultura ser muito respeitada – ressaltou o Assessor de Cultura.