English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
ESTOU AO VIVO TODOS OS SÁBADOS DE 6:00H DA MANHÃ ÁS 9:00H DA MANHÃ NA RÁDIO LÍDER 90,1 FM.

VOCÊ É MEU CONVIDADO, ENTRE EM CONTATO PARA PARTICIPAR GRATUITAMENTE DO PROGRAMA ZAPPEANDO. DIVULGUE O TRABALHO QUE VOCÊ REALIZA EM SUA IGREJA, BAIRRO OU ENTIDADE REPRESENTATIVA! CHAMAR NO ZAP (24) 9 .9967-2456

sexta-feira, agosto 04, 2017

Inea vai usar TAC da CSN para ampliar PSA Hídrico



Prefeito recebe visita do subsecretário de Estado do Ambiente e do deputado estadual, André Corrêa para discussão técnica sobre ampliação da recuperação florestal da micro bacia do Rio Bananal e  bacia do Rio Paraíba do Sul
 
 
O prefeito Rodrigo Drable, acompanhado de secretários e vereadores, recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 4, a visita do subsecretário Estadual do Ambiente, Sérgio Mendes, para discutir a ampliação do PSA Hídrico (Pagamento de Serviços Ambientais) em Barra Mansa.  A visita contou também com a presença do deputado estadual, André Corrêa.

Durante a reunião, técnicos da Secretaria de Estado do Ambiente e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente discutiram os termos para ampliação do PSA Hídrico na cidade dentro do programa de reflorestamento da micro bacia do Rio Bananal e da bacia do Rio Paraíba do Sul. “Temos recursos de um Termo de Ajuste de Conduta feito com a Companhia Siderúrgica Nacional para o projeto de reflorestamento na bacia do rio. Através de uma visita técnica da equipe do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), foi constatado a necessidade reflorestar as áreas próximas ao Rio Paraíba do Sul para melhorar a produção de água e devolver vida aos mananciais. E vamos começar pelo Rio Bananal”, disse Sérgio Mendes.

O programa prevê a elaboração de diagnósticos, projetos específicos das unidades rurais e o monitoramento de resultados na qualidade e quantidade de água, através de intervenção na bacia dos rios que corta o município. “Temos uma área de 100 hectares para ser reflorestada com o objetivo de reforçar a segurança hídrica no município. O projeto já foi licitado e estamos priorizando a conservação e a restauração florestal para que os recursos hídricos na bacia do Rio Bananal e Paraíba do Sul sejam protegidos”, complementou o subsecretário.

O prefeito Rodrigo Drable reforçou a importância do PSA Hídrico para Barra Mansa. “Queremos uma recuperação ambiental nas bacias dos rios do município e através do programa, podemos alcançar nosso objetivo. Nosso desejo é melhorar e aumentar a produção de água na cidade”, disse o prefeito.

Sobre o PSA Hídrico – Em Barra Mansa, o PSA Hídrico está em andamento com recursos com Ceivap e sob a fiscalização da Agevap. Estão sendo reflorestados 60 hectares de área no entorno da micro bacia do Rio Bananal em 7 propriedades rurais. Os projetos de PSA já estão em andamento em 13 municípios da bacia do Paraíba através da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), enquanto secretaria executiva do Ceivap. Os projetos selecionados visam a restauração florestal de até 420 hectares de áreas degradadas na bacia e a conservação florestal de até 350 hectares de áreas de florestas, com o pagamento aos provedores dos serviços ambientais.

Área do Parque da Cidade também será contemplada

Aproveitando a visita do subsecretário, o prefeito Rodrigo Drable foi até o Parque da Cidade, onde revelou o desejo de transformar o local em um atrativo para a cidade. O reflorestamento do local, que passa ao lado do Rio Paraíba do Sul, também entrou em pauta.

“Precisamos de utilidades para o Parque da Cidade. Queremos recuperar e reflorestar a beira do rio para que as famílias façam piqueniques e o local se torne atrativo para os moradores. Além do reflorestamento, também estamos preocupados com o lazer dos barramansenses e iremos montar aqui um campo de grama sintética, pista de corrida, quadra de skate, dentre outros”, completou o prefeito.

O deputado estadual, André Corrêa, que já foi Secretário Estadual do Ambiente, tratou de elogiar o trabalho feito por Rodrigo no aspecto ambiental. “Tenho acompanhado e fico feliz de ver o que tem acontecido em Barra Mansa, provando que pode ser feito mais com menos. O prefeito, através de parcerias, está fazendo seu papel dando eficiência ao setor público”, destacou André.

Participaram do encontro os vereadores Gilmar Lelis, Paulo Chuchu, Luis Antonio Cardoso, Thiago Valério, Wellington Pires, Zélio Show, Zé Abel, além do presidente da Câmara dos Vereadores, Marcelo Cabeleireiro; o secretário de Desenvolvimento Rural, Adilson Delgado Rezende, o secretário de Ordem Pública, Luiz Antônio Furlani, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Cláudio José da Silva Cruz, o Baianinho, além de representantes da Guarda Municipal, do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), da Susesp (Superintendência de Obras e Serviços Públicos) e do CONDEMA (Conselho Municipal de Meio Ambiente).