English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
ESTOU AO VIVO TODOS OS SÁBADOS DE 6:00H DA MANHÃ ÁS 9:00H DA MANHÃ NA RÁDIO LÍDER 90,1 FM.

VOCÊ É MEU CONVIDADO, ENTRE EM CONTATO PARA PARTICIPAR GRATUITAMENTE DO PROGRAMA ZAPPEANDO. DIVULGUE O TRABALHO QUE VOCÊ REALIZA EM SUA IGREJA, BAIRRO OU ENTIDADE REPRESENTATIVA! CHAMAR NO ZAP (24) 9 .9967-2456

quarta-feira, agosto 02, 2017

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA 45º SALÃO DA PRIMAVERA EM RESENDE



Evento tradicional atrai artistas plásticos de todo o país desde 1950, e reúne expoentes e revelações em grande encontro, em setembro, no MAM

Artistas de todo o Brasil podem começar a se inscrever já a partir desta quinta-feira, dia 3, para o 45º Salão da Primavera de Resende. Criado em 1950 e promovido anualmente pelo Museu de Arte Moderna da cidade, o evento atrai referências de diversas tendências das artes plásticas, agregando conceitos de vanguarda, e contribuindo para o fomento do intercâmbio entre artistas e tendências.

Os interessados em participar do Salão da Primavera devem se inscrever no MAM de Resende, localizado na rua Dr. Cunha Ferreira, no Centro Histórico. As categorias disponíveis são as de pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia e vídeo/multimídia. Podem ser inscritas até três obras por artista. A presidente da Casa da Cultura Macedo Miranda, Denise Assis, responsável pela realização do evento, o Salão da Primavera, além de ter grande importância dentro do cenário nacional de artes plásticas, é fundamental para a oxigenação e contato com experiências inovadoras, e que nos forçam a pensar questões de diversos aspectos políticos e sociais a partir de um olhar mais lúdico.

- Por ser um concurso nacional, que já revelou e continua revelando grandes nomes das artes plásticas no Brasil, o Salão da Primavera serve como farol das tendências contemporâneas nas artes visuais, instigando os artistas locais a produzir cada vez mais e melhor - diz a presidente.

Somente serão aceitas inscrições de obras produzidas nos últimos cinco anos, assinadas, datadas e inéditas para o Salão da Primavera de Resende. As obras concretas deverão ter peso máximo de 25 kg, e a medida máxima de 1m, na sua dimensão maior com moldura.

Podem participar artistas plásticos de todo o território nacional, mas não serão aceitos trabalhos já premiados, projetos, modelos reduzidos, obras incompletas, trabalhos escolares, cópias e os executados com material deteriorável, que possa ocasionar modificações não propositais nas características formais da obra, durante o período da exposição, ou aqueles que, por qualquer razão, venham a prejudicar a apresentação dos demais concorrentes.

A comissão julgadora será constituída de três integrantes de reconhecido e notório saber no campo das artes plásticas, que trabalhará em duas fases: seleção das obras a serem expostas e a atribuição de prêmios. Serão levados em consideração os critérios de técnica, originalidade e pesquisa.

Confira os prêmios do Salão:

Prêmio Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda - Instituído pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda. Valor do prêmio: cinco salários mínimos.
Prêmio Altamiro Pimenta - Instituído pela Prefeitura de Resende. Valor do prêmio: cinco salários mínimos.
Prêmio Engenheiro Eitel Cesar Fernandes - Instituído pela Câmara Municipal de Resende, concedido somente a artista resendense, nascido ou radicado na cidade. Valor do prêmio: cinco salários mínimos.
Cinco Prêmios Honoríficos - Referências especiais do júri.

Fique atento

· Inscrições: de 3 de agosto a 15 de setembro.
· Trabalho da comissão julgadora: 16 de setembro.
· Divulgação do resultado da seleção: 19 de setembro.
· Retirada dos trabalhos não selecionados: a partir de 19 de setembro.
· Premiação e abertura da exposição: 23 de setembro, às 19h.
· Encerramento: 3 de novembro.
· Devolução das obras selecionadas: a partir de 7 de dezembro.