Advertisement

POSTO DE SAÚDE DE VISCONDE DE MAUÁ PASSA A FUNCIONAR 24H A PARTIR DESTA SEGUNDA, 21


Atendimento em tempo integral terá procedimentos como
exames preventivos, curativos e emergências

O Posto de Saúde da Família de Visconde de Mauá vai passar a funcionar 24 horas por dia a partir desta segunda-feira, dia 21. Para isso, a unidade, localizada a mais de 30 quilômetros do Centro da cidade, vai ganhar uma equipe de profissionais que vai atuar no horário estendido, atendendo a população das cinco da tarde às sete da manhã. A medida, determinada pelo prefeito Diogo Balieiro Diniz, visa facilitar o acesso dos moradores da região aos serviços de saúde, em especial daqueles que trabalham durante o dia e não têm como comparecer ao posto no horário regular.

De acordo com a Secretaria de Saúde, na parte do dia, das 7 às 17h, o atendimento não será alterado, sendo destinado aos moradores já cadastrados. Já a partir das17h, a unidade ficará aberta em regime de plantão para atender aos trabalhadores e outros usuários, oferecendo procedimentos como exames, curativos e pré-natal, além do atendimento de emergência, entre outros serviços. Para isso a unidade contará com uma enfermeira, uma ambulância, motorista e vigia. O atendimento 24h estará disponível todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados.

O Posto de Saúde de Visconde de Mauá é o primeiro da rede municipal a funcionar em tempo integral. A experiência, segundo a superintendente de Atenção Básica, Cácia Osório, servirá de piloto para que, futuramente, outras unidades possam aderir ao horário alternativo com o objetivo de atender os usuários que trabalham no horário comercial.

- O que o Posto de Saúde de Visconde de Mauá terá de diferente dos outros da rede municipal é que durante a noite também haverá atendimento de urgência, exames preventivos e pré-natal, além de atividades de educação em saúde e grupo de combate ao tabagismo. O foco é dar maior atenção a saúde do trabalhador, da mulher e do jovem, no horário em que eles podem comparecer à unidade – explicou Cácia Osório.

Neste fim de semana, as instalações do posto, que funciona na Rua Wenceslau Braz, 55, na Vila de Mauá, foram revitalizadas durante um mutirão. A iniciativa, que contou com a participação de funcionários e moradores, está deixando a unidade de cara nova para iniciar esta nova fase.

--