Advertisement

RESENDE É A CIDADE COM MAIOR VOLUME DE ESGOTO TRATADO, AFIRMA CEIVAP



Município, que já trata 70% de todo seu esgoto doméstico, é destaque na Bacia do Rio Paraíba do Sul

Dentre os 184 municípios que compõem a Bacia do Rio Paraíba do Sul, que abrange os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, Resende é a cidade com maior volume de esgoto tratado. É o que afirma a Ceivap (Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) com base em dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento). 

Para garantir esse feito, a cidade conta com 9 Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s), administradas pela concessionária Águas das Agulhas Negras: ETE Alegria, ETE Isaac Polit, ETE Contorno, ETE Monet, ETE Mauá, ETE São Caetano, ETE Capelinha, ETE Fumaça e ETE Aman, tendo esta última suas obras de ampliação e modernização inauguradas em abril deste ano, quando Resende passou a tratar 70% de todo o esgoto doméstico produzido na zona urbana do município.

Resende, além de estar bem além da média nacional, é uma exceção no estado do Rio de Janeiro, que, contando com todos os municípios, tem apenas 34,6% do esgoto tratado, enquanto no país o índice é de 40,8%.  

- Poucas cidades do Brasil detêm dessa marca e Resende se orgulha muito desta conquista. É importante dizer que para cada um real investido em saneamento básico, três reais são economizados com a saúde – afirma o prefeito Diogo Baliero Diniz, acrescentando que a próxima meta agora será coletar e tratar o esgoto de mais localidades da zona rural.