Advertisement

Rodrigo Drable analisa pontos principais para readequação do pátio de manobras



Em reunião com DNIT, prefeito busca soluções para que o serviço seja retomado

O prefeito Rodrigo Drable, se reuniu durante a tarde desta terça-feira, dia 8, com representantes do DNIT (Departamento Nacional de InfraEstrutura de Transporte) e da empresa Concremat, visando buscar as soluções para a continuidade das obras de readequação do pátio de manobras no Centro da cidade. Os secretários de Meio Ambiente, Claudio Cruz e de Planejamento, Jorge Melhem e os vereadores Marcelo Borges e Welligton Pires também participaram da reunião, que tinha como objetivo principal, levantar os pontos que são considerados necessários para que o serviço seja retomado.

As obras do pátio de manobras começaram em 2007, mas se encontram paradas há três anos, devido à necessidade de desapropriação dos imóveis de 17 famílias. A retomada das obras depende da realocação desses moradores. Dessa forma, após negociações entre o governo municipal e o DNIT, o órgão federal decidiu ceder um terreno que fica a 300 metros de distância de onde as famílias vivem para que as novas casas sejam construídas.

As obras de construção das novas casas só poderão ter início, após um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) ser assinado pelo DNIT, o Ministério Público Federal e a prefeitura de Barra Mansa para a realocação dessas famílias. Para o analista em Infraestrutura de Transportes do DNIT, Francisco Mesquita, solucionar essas pendências é o mais importante para que possam prosseguir com a obra. “O nosso interesse é resolver todas as pendências da melhor forma para ambas as partes, para depois darmos continuidade no nosso trabalho”, destacou Francisco.

De acordo com Rodrigo Drable, a finalização do TAC é um dos pontos principais a serem resolvidos. “Nosso governo é muito sensível à necessidade de darmos novas moradias aqueles que deixarão suas casas para permitir a conclusão da obra”, afirmou o prefeito, garantindo que as medidas necessárias estão sendo realizadas para que possam dar prosseguimento no termo e na retomada das obras.

Segundo o prefeito, será feito tudo o que for necessário e possível para que as obras sejam concluídas logo. Ele informou também, que estão sendo analisadas as possibilidades de legalizarem todas as outras moradias da Rua Eduardo Junqueira. “Será muito bom podermos entregar os títulos de propriedade dos imóveis para os moradores”, disse Rodrigo Drable.

A regularização do TAC vai permitir, além da realocação das famílias, a regularização das outras casas que estão na área de domínio da ferrovia e não possuem documento de titularidade do imóvel. Segundo o vereador Welligton Pires, com a realocação das famílias e a regularização das outras residências, é preciso uma alteração no plano diretor da cidade e é necessária a total participação da Câmara nessa discussão. “O envolvimento da Câmara nessas negociações é muito interessante porque a obra representa um grande avanço para o nosso município. Solucionar o pátio de manobras é pensar no futuro de Barra Mansa”, finalizou Welligton.