Advertisement

Rodrigo Drable reinaugura CRAS Penaforte, no bairro Vila Coringa




Reforma para recuperação do CRAS teve a participação dos moradores do bairro; Ruth Coutinho homenageou os jovens que trabalharam nas obras com entrega de medalhas
  

O prefeito Rodrigo Drable reinaugurou, na manhã desta segunda-feira, dia 1º, o CRAS Penaforte (Centro de Referência em Assistência Social), no bairro Vila Coringa. A cerimônia contou com a presença da secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ruth Coutinho, além de outros secretários, moradores, vereadores, do presidente da Câmara Municipal, Marcelo Borges e do deputado federal Deley de Oliveira.

Inaugurado em março de 2006, o CRAS Penaforte foi montado após a criação do SUAS (Sistema Único da Assistência Social), que promove o acesso a benefícios, programas, projetos e serviços de assistência social.

O local foi reformado através de recursos doados para a associação de moradores pela Secretaria de Promoção Social e teve a participação dos jovens moradores do bairro, que trabalharam dia após dia na recuperação do prédio, sob o auxílio do presidente da associação, Nivaldo Viana.

“Os jovens querem o melhor para a comunidade, estamos honrados de entregar este CRAS, que estava abandonado, para a Vila Coringa. Eles abraçaram esse projeto, conseguimos o material através de doações, recorremos à Promoção Social e avançamos juntos com este projeto”, comentou Nivaldo.

O prefeito Rodrigo Drable disse que o empenho da comunidade na reforma do CRAS é um exemplo para a população e agradeceu o trabalho de todos. “Queremos que esse trabalho sirva de exemplo para Barra Mansa. Agradeço a cada um que participou na reabertura deste CRAS. Se tivermos pessoas boas trabalhando junto com a administração, as coisas vão mudar e melhorar”, destacou.

O vereador Gustavo Gomes, que já foi presidente da associação de moradores do bairro Vila Coringa, também foi peça importante durante as obras. “Fico muito feliz de estar participando deste momento especial para a Vila Coringa. É muito bacana nós vermos que o povo acredita que a situação do município é capaz de mudar e o bairro deu esse bom exemplo para toda a cidade”, disse.

O presidente da Câmara dos Vereadores, Marcelo Borges, reforçou a ideia de que quando o Poder Público trabalha em conjunto com a população, a qualidade de vida melhora. “Quando a comunidade participa, as coisas acontecem no nosso município. Hoje temos vários bairros precisando, no mínimo, de uma limpeza básica e o prefeito vem realizando várias obras em conjunto com a comunidade. Estamos trabalhando muito para melhorar a qualidade de vida dos nossos moradores”, afirmou.

O deputado federal Deley destacou a importância do trabalho feito por Rodrigo em Barra Mansa, mesmo no momento difícil que o país enfrenta. “Sabemos que não só Barra Mansa, mas o país todo está passando por um momento de crise política, moral e econômica. Estamos buscando verbas em Brasília para o município e vamos continuar trabalhando pra isso. Precisamos sempre da ajuda de todos”.


Ruth Coutinho entrega medalhas para jovens que participaram das obras

Durante a cerimônia, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ruth Coutinho, ao lado do prefeito Rodrigo Drable, homenageou os  jovens que trabalharam na reforma do CRAS com entrega de medalhas.

“A situação que nós encontramos era difícil, e só conseguimos fazer o que fizemos porque estamos praticando um novo modelo na cidade. Estamos com uma parceria séria, transparente, democrática e prestativa, entre o Poder Público e a comunidade. Essa é a parceria que queremos e precisamos”, disse Ruthinha, que teve papel importante na arrecadação de verbas e recursos, além de mão de obra, para a reforma do CRAS Penaforte.


CRAS Penaforte atende 17 bairros de Barra Mansa

O CRAS Penaforte é o maior e o primeiro de Barra Mansa. Construído em 2006, atende 17 bairros do município (Água Comprida, Centro, Jardim Central, Jardim Vista Alegre, Jardim Aiuruoca, Loteamento Belo Horizonte, Loteamento Sofia, Morro do Cruzeiro Roberto Silveira, Santa Izabel, Verbo Divino, Vila Brígida, Vila dos Remédios, Vila Nova e Vista Alegre).

Com o objetivo de fortalecer vínculos familiares e comunitários através de políticas públicas, o CRAS oferece diversas atividades, como visitas domiciliares, acompanhamento familiar e grupos de convivência. O Centro de Referência de Assistência Social é a porta de entrada da Assistência Social em Barra Mansa, atendendo pessoas de todas as idades, desde crianças e jovens até a terceira idade.

Programas como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social (BPC), Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Cidadão Legal e Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) também são oferecidos para a população através dos centros.