Advertisement

Sindicato Rural de Barra Mansa realiza aula inaugural da nova turma do curso técnico em Agronegócio



A aula inaugural da sexta turma do curso técnico em Agonegócio do Senar foi realizada na manhã deste sábado, dia 12, no Sindicato Rural de Barra Mansa, polo presencial de apoio aos alunos. 50 alunos foram selecionados no processo seletivo para este segundo semestre. O presidente da entidade, Adilson Rezende, apresentou a estrutura do polo, os tutores e as principais informações sobre o curso semipresencial. Um café da manhã de boas-vindas foi oferecido aos estudantes.

O Sindicato Rural de Barra Mansa é um dos dois únicos polos do curso técnico em Agronegócio do Senar no estado do Rio de Janeiro. A capacitação, implementada na entidade em 2013, já se tornou referência em especialização no setor agropecuário no Sul Fluminense. 73 alunos se formaram neste período. O presidente do Sindicato Rural atribui o aumento da procura pelo curso ao crescimento da participação do agronegócio na economia brasileira.

“A aula inaugural é sempre especial e ficamos felizes em ver o interesse de pessoas de diversos municípios pelo curso técnico. O Sul Fluminense possui muitas propriedades rurais e, nos últimos tempos, os filhos e netos dos produtores acabaram enxergando no setor agropecuário uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho devido ao seu bom desempenho na economia. O técnico em Agronegócio do Senar é uma ótima oportunidade de capacitação gratuita, oferecendo toda a estrutura de apoio ao aluno, como material didático, visitas técnicas, laboratório de informática e tutores especializados”, destacou Adilson.

Uma das alunas da nova turma do curso, Bruna Dias, de 21 anos, também é estudante de Administração na UFF (Universidade Federal Fluminense), além de ser formada em técnica Agrícola pelo IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro), no campus de Pinheiral. A moradora de Volta Redonda conta que sempre foi interessada pela atividade rural. Para ela, o maior atrativo do técnico em Agronegócio do Senar são as visitas técnicas que alinham a teoria à prática.

“O conhecimento que já possuía no setor era muito teórico. Quando fiquei sabendo que técnico em Agronegócio contava com aulas práticas na grade curricular, decidi participar do processo seletivo. Pretendo continuar me especializando na área rural, com foco em empreendedorismo. No primeiro período da faculdade de Administração eu entrei no projeto ‘Raízes na Terra’, voltado para produtores orgânicos da região. Conseguimos uma parceria com a prefeituta de Volta Redonda para expandir o projeto. Tenho certeza que o conteúdo do curso do Senar vai colaborar muito com este trabalho”, afirmou a estudante.

Estudante do último período do técnico em Agronegócio, Fernando Franco dos Santos, 38 anos, deixou a carreira de agente administrativo para investir na produção rural. Para ele, a capacitação é fundamental para o bom desempenho de sua propriedade no município de Piraí, que produz hortaliças. O produtor já participou de cursos no Sindicato Rural de Barra Mansa como produção de suínos e piscicultura.

“O curso técnico em Agronegócio expandiu a visão que tinha de produção rural, além de ter superado as minhas expectativas devido a excelente estrutura, com aulas presenciais, material didático, tutores e um conteúdo voltado para a prática agrícola. Tenho o objetivo de expandir meus negócios implantando produção leiteira, criação suína, além de hortaliças e piscicultura”, comentou. O próximo edital para o curso técnico em Agronegócio do Senar será aberto no início de 2018.