Advertisement

Smel promove aulão de capoeira para crianças e melhor idade de Volta Redonda


Dia Nacional do Capoeirista é comemorado pelos capoeiristas na Ilha São João

A Secretaria de Esporte e Lazer de Volta Redonda promoveu nesta quinta-feira, dia 3, um Aulão de Capoeira na quadra de esportes da Ilha São João, com o projeto Melhor Idade em Movimento, reunindo alunos adultos – com idade entre 65 e 91 anos - e um grupo de 15 crianças, com idade entre 3 e 14 anos. A secretária municipal de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, destacou que a capoeira é um esporte nacional e também um patrimônio imaterial do povo brasileiro. “A capoeira ensina convivência, cultura, música, ritmo, e como patrimônio imaterial do povo brasileiro e da humanidade, seria ótimo ter o seu ensino e prática na grade curricular das escolas brasileiras”, disse.
O esporte começou como brincadeiras e jogos nas senzalas e é reconhecido pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), órgão público do Ministério da Cultura como um bem patrimonial cultural imaterial brasileiro. Em Volta Redonda, a prática da capoeira em locais públicos começou com o mestre Boa Viagem, Milton dos Santos Costa, falecido em 2002, e teve continuidade pela sua viúva, Márcia Regina, a mestre Marciana, que está a frente do projeto na Smel, ensinando para a melhor idade e crianças gratuitamente. Ela integra a Associação de Capoeira Angola Nagô Visão de Águia do município.
As aulas do projeto acontecem nas unidades esportivas e de lazer dos bairros Retiro, Vila Mury, São Luiz, e na Ilha São João.  O projeto atende crianças e a melhor idade. Seu Albertino Ferreira, o Nô, tem 77 anos e está aposentado. Morador do bairro Eucaliptal, pratica capoeira há 15 anos. Ele participa junto com a esposa, dona Malú (Maria Luiza), de 75 anos. “A capoeira só faz bem para a saúde. É uma diversão para a gente se mexer e melhorar o corpo e os movimentos”, afirmou. Outra praticante, a ‘Pérola’, Maria José da Silva Nicolau, tem 91 anos, e a idade não é um problema para a prática esportiva. “A capoeira me ajudou muito, é boa para jovens e também para a terceira idade. Pretendo continuar a freqüentar as aulas até quando o corpo agüentar”, comentou.
Quem deseja participar das aulas, que são gratuitas, basta fazer a inscrição nos locais onde há aulas. A listagem pode ser verificada com a Smel (24)3339-2105.