Advertisement

Vacinação contra o vírus HPV para jovens até 26 anos começa a ser realizada no município


Imunização segue até dia 29 de agosto

Itatiaia 21/08/2017 - A vacinação contra o vírus HPV (vírus do papiloma humano) foi estendida a partir de hoje (21) para homens e mulheres de 15 a 26 anos de idade. A medida que segue orientação do Ministério da Saúde, tem caráter temporário e em Itatiaia seguirá até dia 29 de agosto em nove unidades de saúde.

A ampliação do público foi aprovada na última quinta-feira (17), em Brasília (DF) durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), composta por representante do Governo Federal, Estado e Municípios.

Para a faixa etária de 15 a 26 anos, a orientação do Ministério da Saúde é o esquema vacinal com três doses, com intervalo de zero, dois e seis meses. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde , as pessoas que tomarem a primeira dose nesse período, excepcionalmente terão as duas doses subsequentes garantidas no SUS.

Em Itatiaia, para ser imunizado é necessário que os jovens dentro da faixa etária compareçam a unidade de saúde referente ao seu bairro e apresentem o cartão de vacinação. As doses da vacina estão disponíveis das 8h às 16h, na Policlínica Municipal, no Centro e nas unidades de saúde dos bairros Vila Magnólia, Vila Flórida, Vila Esperança, Campo Alegre I e II, Penedo, Maromba e Marechal Jardim.

Finalizado o prazo, a vacina volta a ser administrada apenas para o público-alvo, de 09 a 15 anos. A vacinação contra o vírus HPV ajuda a proteger as meninas contra o câncer do colo de útero e meninos do câncer de pênis, boca, ânus e faringe.