Advertisement

Aterrado: De área alagada a grande Centro


Além de um comércio forte, bairro concentra universidades e a maioria dos serviços públicos

Ele nasceu de uma grande área que era alagada constantemente pelo Rio Paraíba do Sul e foi aterrada. Foi assim que surgiu o bairro Aterrado, que foi chamado de bairro da boêmia nos anos 80 pelos inúmeros bares que existiram e funcionavam até de madrugada. Atualmente é um importante centro comercial e de decisões políticas. Abriga a Associação Comercial de Volta Redonda, as sedes do poder Legislativo e Executivo (Câmara de Vereadores e Prefeitura), Ministério Público Federal, Delegacia Regional de Trabalho, polo universitário, entre outros.

O bairro Aterrado tem sido foco de ações da administração municipal para melhorar a fluidez do trânsito, incentivar as vendas no comércio (Rua de Compras) e é o único que recebeu dois pontos do ônibus elétrico do projeto Tarifa Comercial Zero. “É um bairro muito produtivo, com grande potencial comercial e, com nossas ações - pensando desde a fluidez no trânsito até a implantação da Tarifa Comercial Zero, nossa intenção é dar reforço ao comércio local e incentivar a economia, gerando emprego e renda para a população”, disse o prefeito Samuca Silva.
Às quartas-feiras, a Praça Sávio Gama, a da prefeitura, recebe a Feira de Produtos Orgânicos e, em breve, a Praça da Chaminé será o local que vai abrigar a feira. Segundo o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o bairro tem cerca de 5,5 mil moradores e foi oficializado por decreto municipal em fevereiro de 1979.
Opinião de moradores e comerciantes
Morador do bairro Aterrado, o engenheiro de produção Carlos Alberto Silva, o Beto, de 64 anos, aprova as intervenções feitas pelo poder público.  O ônibus da Tarifa Comercial Zero é um transporte moderno e que faz ligação com os centros comerciais. É maravilhoso e tem atendido à população. Estamos só esperando que tenha mais rotatividade para que mais gente possa usufruir. A proposta é maravilhosa”, disse. O veículo elétrico não polui e tem ar condicionado e acesso à internet.
Ainda pensando na questão da mobilidade urbana e na qualidade de vida, o professor Jaci Soares, fala sobre os benefícios para quem mora no Aterrado. “Nós temos transporte para qualquer local da cidade. E você pode resolver quase tudo no próprio bairro sem ter que tirar o carro da garagem”, comparou.
Os comerciantes da principal avenida do bairro Aterrado, Avenida Paulo de Frontin, gostaram do incentivo que o comércio recebeu com a Rua de Compras. “O bairro tem tudo aqui e quem o frequenta, certamente já deve ter passado pelo nosso comércio, onde estamos há mais de 40 anos. Quem não tem o hábito de vir consumir por aqui, pode conhecer por meio da Rua de Compras”, afirmou o comerciante Leonardo Dias.
O jornaleiro Marcos Fialho tem 37 anos de profissão. Ele é um dos admiradores do bairro. “O Aterrado é bom para viver e trabalhar. O bairro é grande, tem saídas de trânsito para vários outros bairros, evitando assim os engarrafamentos. O bairro merece esse apoio do poder público em novas promoções”, opinou. 
O taxista Odécio Gomes Filho, de 63 anos, saiu de Angra dos Reis e veio trabalhar em Volta Redonda há mais de 20 anos. O bairro Aterrado foi o local que ele escolheu para viver. “O bairro é muito bom porque tem tudo perto, serviços de banco, saúde, supermercados, entre outros. Eu trabalho com uma cooperativa de táxis, com clientes cadastrados que são fiéis ao nosso trabalho. Sou feliz aqui”, comentou.
Valorização comercial
Uma das características atuais do Aterrado são os novos edifícios residenciais que fazem o bairro avançar na valorização comercial. Toda a infraestrutura em serviços bancários, segurança pública (Polícia Federal, Civil, Deam, PM), saúde pública e privada, diversidade de pontos de táxis e linhas de ônibus estão à disposição dos moradores.
O corretor de imóveis, José Schetine, mineiro, que chegou à Volta Redonda em 1967, com 20 anos de idade, é dono de uma imobiliária no bairro. “Eu trabalho com compra, venda e legalização de imóveis e oriento os consumidores que me procuram para fazer negócios. O bairro é centralizado, o comércio é forte e tem segurança. E posso dizer que a facilidade de acesso atrai pessoas de outros bairros e das cidades vizinhas para consumir. Ideal para quem quer abrir seu negócio”, disse, dando a dica empresarial.