Advertisement

Colégio Getúlio Vargas realiza II Bienal do Livro


Alunos trocaram mais de 400 obras literárias, com participação de 120 estudantes

O Colégio Getúlio Vargas, da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), realizou nesta terça-feira, dia 21, a II Bienal do Livro da unidade. Participaram do projeto 120 alunos do 6º e do 7º ano. O objetivo do projeto é estimular a prática da leitura. Os alunos foram convidados a participar levando livros e gibis para o colégio, estimulando a troca de obras. A bienal teve mais de 400 livros de diferentes segmentos.

Segundo a diretora-adjunta Luciana Corrêa, a primeira edição da bienal aconteceu em 2015 e, na edição desse ano, o número de participantes foi maior. “Passamos nas salas convidando os alunos a participarem do projeto. Pedimos para que trouxessem livros e gibis e demos a eles uma moeda de troca – o CGV – para que pudessem ‘comprar’ livros na bienal. O aluno que trazia o livro ganhava uma quantidade de CGV para usar durante o evento”, destacou.

Uma das idealizadoras do projeto, a professora de português Renata Lustosa Barbosa, destacou a importância do projeto. “Queremos estimular o prazer da leitura nos alunos. Estimulamos eles a trazerem obras que já tinham em casa para que pudessem ter acesso a outros livros sem gastar dinheiro. Estamos felizes com o projeto e queremos fazer agora a cada ano”, disse a professora.

Os alunos que participaram da bienal ficaram animados com a possibilidade de conhecer novas histórias. É o caso de Gabriel do Carmo Reis, de 12 anos, aluno do 6º ano. “Minha mãe sempre me incentivou a ler e eu gosto de conhecer as histórias. Trouxe mais de 40 livros e estou levando 34 obras, entre livros e gibis”, comentou o aluno.

Também aluno do 6º ano, Júlio César Santos, de 11 anos, levou para casa dez gibis. “Sempre gostei de ler gibis, conhecer as histórias, me divirto lendo. Escolhi gibis que ainda não li para conhecer novas histórias”, destacou. “Achei alguns livros interessantes pelo tema, vou levar para conhecer. Não costumo ler muito, mas quero ler mais a partir de agora”, completou Igor Matos, de 12 anos, também aluno do 6º ano.

Já o diretor-presidente da Fevre, Eduardo Dessupoio, também elogiou a II Bienal do Livro do Colégio Getúlio Vargas. “A leitura é fundamental para a formação dos alunos, já que auxilia no entendimento das questões de todas as disciplinas e nas interpretações. A bienal é um evento que visa fomentar este importante hábito junto aos nossos alunos”, comentou Eduardo