Advertisement

Fórum da Agenda 21 discute soluções para o Rio Paraíba do Sul


Palestra aberta para sociedade civil e poder público discutiu prognósticos e possíveis soluções para o rio que corta o município

O Parque Natural Municipal de Saudade realizou nesta terça-feira, 21, o Fórum da Agenda 21. O evento faz parte de um plano de ação para ser adotado por membros do governo e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio ambiente. O Fórum contou com uma palestra da bióloga Vera Lúcia Teixeira, Secretária Executiva do Comitê do Médio Paraíba do Sul, com o tema “Paraíba do Sul: prognósticos e possíveis soluções”.  
Além do presidente do Agenda 21 e gerente de Coleta de Resíduos do SAAE Barra Mansa (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Isaias Gomide Monteiro, esteve presente também representantes de diversas entidades como as secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Desenvolvimento Rural; ICMBio; Condema (Conselho Municipal de Meio Ambiente de Barra Mansa); SUSESP (Superintendência de Obras e Serviços Públicos); CTR-BM (Centrais de Tratamento de Resíduos); Sindicato Rural, UFF (Universidade Federal Fluminense); Área Cicuta e população em geral.
De acordo com Isaias Gomide é muito importante esse tipo de discussão. “Estamos realizando reuniões como esta de quatro em quatro meses para mobilizar a população, para termos uma participação social maior. A partir do fórum, surgem novas ideias para serem mobilizadas em relação ao Rio Paraíba do Sul, diante da própria comunidade como também do governo”, destacou o presidente da Agenda 21.
Ele ainda destacou que a defesa do meio ambiente é papel de toda a sociedade. “Temos que conscientizar a população que, por exemplo, o descarte de resíduos sólidos engloba todos desde o produtor, comerciante, consumidor e poder público. Todos nós temos uma parcela de responsabilidade. Precisamos desta representação da organização civil, através de programas e ONGs, para buscar melhorias à questão ambiental de Barra Mansa”, finalizou.