Advertisement

Hospital da Mulher realiza palestra sobre conscientização da anemia falciforme


 Tema foi debatido com gestantes, familiares e portadores da doença; houve também visita à maternidade por pacientes que realizam o pré-Natal nas Unidades Básicas de Saúde

A prefeitura, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira, dia 22, uma palestra sobre conscientização da anemia falciforme. A atividade ocorreu no Hospital da Mulher, com a presença da enfermeira Kely dos Santos Oliveira e contou com a presença de gestantes, portadores da doença, além de familiares e pessoas interessadas no assunto.
Durante a discussão, a profissional da saúde falou sobre os sintomas da doença, como crises de dor por conta da escassez de glóbulos vermelhos saudáveis, além de infecções e fadigas. A enfermeira também relatou sobre o tratamento, que inclui medicamentos, transfusões de sangue e, algumas vezes, o transplante de medula óssea.
Para Ariadina Schaeffer, assistente social do Hospital da Mulher, a conscientização é importante para a população entender sobre a doença. “Todas as atividades são desenvolvidas com aprovação e apoio do secretário Sérgio Gomes. Incentivamos que as unidades de saúde fizessem atividades relacionadas ao tema. No Hospital da Mulher, estamos realizando salas de espera e colamos cartazes informativos nos espaços internos, além de promover a palestra com a enfermeira”, destacou.
Também nesta quarta-feira, as gestantes que realizam o pré-Natal nas Unidades Básicas de Saúde do município, visitaram a maternidade do Hospital da Mulher, conhecendo as dependências e os serviços que serão prestados as mães e aos recém-nascidos.