Advertisement

Secretaria promove I Fórum de Vigilância Socioassistencial


Debate entre secretaria e entidades civis que participam do serviço assistencial em Barra Mansa ocorreu no Parque de Saudade

A prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), realizou na manhã desta quarta-feira, dia 13, o I Fórum de Vigilância Socioassistencial, no auditório do Parque Natural Municipal de Saudade. No encontro, a secretaria e membros de entidades civis que atuam na assistência social no município discutiram o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), de 2014.
Segundo Daniele Vaz, coordenadora da Vigilância Socioassistencial de Barra Mansa, o fórum serviu para o compartilhamento de ideias dos envolvidos no serviço do município. “Tivemos uma participação significativa de representantes das entidades, estimulando parcerias que visam promover o assistencialismo social em Barra Mansa”, disse.
Elaborado em 2014, o MROSC entrou em vigor nos municípios em janeiro deste ano. Dentre as principais mudanças trazidas pelo marco para a política de assistência social estão: a desburocratização do processo de prestação de contas, a transparência na aplicação dos recursos públicos e a possibilidade de maior planejamento para execução das etapas da parceria.
Para a diretora do Departamento de Proteção Básica Social da SMASDH, Cátia Batista, eventos como o fórum são importantes para os responsáveis pelo assistencialismo em Barra Mansa. “Estamos contando com um apoio jurídico também, para tirar dúvidas por parte das entidades na questão da regulamentação de seus serviços de assistência social. Estamos colocando em prática o que o MROSC diz, portanto essa parceria entre Poder Público e sociedade civil é de suma importância para o desenvolvimento de práticas de assistencialismo para a população”, finalizou.