Advertisement

Alunos da Educação Infantil de Barra Mansa visitam sede do Projeto Música nas Escolas


Crianças assistiram a pequenas apresentações e puderam conheceram diferentes instrumentos

Alunos da Educação Infantil, com idades entre 5 e 6 anos, das escolas municipais Belo Horizonte, do bairro Vista Alegre, e Eulália Gouveia, da Vila Independência, visitaram na terça-feira, dia 22, a sede do Projeto Música nas Escolas, em Barra Mansa. Acompanhados de professoras e algumas mães, as crianças puderam conhecer as dependências do projeto, além de receberem instruções dos professores sobre os instrumentos.
Segundo as professoras responsáveis, a visita faz parte de trabalhos feitos em sala de aula referentes à música. Débora Figurelo, professora da E.M.Eulália Gouveia, explicou que o projeto “Cantando a gente se diverte e também aprende” teve início a partir do interesse dos alunos pela música e também como uma ferramenta para o apoio a alunos com linguagem oral pouco desenvolvida. “O interesse deles pela música é muito grande. Aproveitamos também para trabalhar as dificuldades com a fala de algumas crianças da sala. Através da música, elas passaram a interagir mais com os colegas e a desenvolver melhor a fala”, disse Débora.
Uma poesia e o interesse dos alunos em um instrumento foi a motivação para a professora Bárbara Alves Bitencourt, da E.M.Belo Horizonte, iniciar o projeto musical em sua sala. “Trabalhar o poema ‘O homem dos sete mil instrumentos e mil e uma alegrias’ e o interesse que surgiu na turma quando um colega levou um violão à sala de aula motivou esse trabalho musical. Entrevistamos o maestro Vantoil de Souza e viemos fazer essa visita, para eles conhecerem de perto os instrumentos”, completou.  
Para a diretora adjunta da E.M.Belo Horizonte, Ana Paula Consentino Chaves, a música é muito importante no desenvolvimento das crianças. “A música já faz parte de um dos eixos da Educação Infantil, ajuda no trabalho do ritmo, na concentração, e, certamente, ajudará na alfabetização desses alunos. E experiências como a dessa visita só vêm a acrescentar no desenvolvimento das crianças, além de proporcionar a elas conhecer a variedade de sons e despertar o gosto pela música”, afirmou Ana Paula.
Os alunos foram recebidos pelos professores Plínio Alencar, Marcelo Campos e Marcos Gonçalves, pelo aluno Yuri Silva e pela auxiliar pedagógica Gabriely Campos Diniz. O Projeto Música nas Escolas é desenvolvido no município de Barra Mansa pela Prefeitura e Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, com patrocínio do Ministério da Cultura, CCR Nova Dutra e Saint Gobain.