Advertisement

AMAR INICIA PROJETO PLANTAR FLORESTAS PARA COLHER ÁGUA


Cerca de 70 alunos da Fundação Confiar e da Pestalozzi participam da iniciativa

Com o objetivo de transmitir e reforçar valores importantes para a nova geração, como responsabilidade social e cidadania ambiental, a Prefeitura de Resende, através da Agência do Meio Ambiente do Município (AMAR), deu início nesta quinta-feira, dia 24, ao projeto “Plantar florestas para colher água”, que beneficia cerca de 70 adolescentes atendidos pela Fundação Confiar através do projeto Oficina de Florestas, além de alunos com necessidades especiais, oriundos da Sociedade Pestalozzi.

De acordo com a coordenadora do Centro de Referência em Educação Ambiental de Resende (CREAR), Rosângela Vieira, o projeto, que será ser estendido até novembro, oferece aulas teóricas e atividades práticas, como oficinas, visitas a campo, dinâmicas de grupo e jogos cooperativos, abordando temas como recursos hídricos; coleta de sementes e produção de mudas; resíduos sólidos e reaproveitamento de materiais recicláveis; unidades de conservação; organização e funcionamento do Horto Municipal; e recuperação de áreas degradadas, entre outros.

Fruto de um convênio com a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), o projeto também promove visitas orientadas a locais como o Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS), e a Área de Proteção Ambiental da Serrinha do Alambari, entre outros pontos do município.

As atividades do projeto, que acontecem na sede da Fundação Confiar (aulas teóricas) e no Horto Municipal (aulas práticas), entre outros locais, são conduzidas pela equipe de educação ambiental da AMAR, que envolve profissionais especializados como biólogos, engenheiros florestais, geógrafo e um comunicador. Para a coordenadora do CREAR, Rosângela Vieira, o projeto representa uma aposta no futuro, através da conscientização dos estudantes.

- O principal objetivo deste projeto é melhorar a qualidade e a quantidade dos recursos hídricos através da conscientização dos nossos alunos. Atualmente, temas como sustentabilidade e educação ambiental já são abordados nas salas de aula, mas precisamos ir além. Neste sentido, o projeto “Plantar floresta para colher água” proporcionar às novas gerações o conhecimento necessário para colocar em prática ações de conservação do nosso meio ambiente – explica a coordenadora.