Advertisement

Abertura dos Jogos Escolares de Barra Mansa será nesta quinta-feira, dia 20


Cerimônia contará com apresentação do projeto Música nas Escolas e representantes das 35 escolas participantes



A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer de Barra Mansa, com o apoio da Secretaria de Educação, realiza nesta quinta-feira, dia 20, a cerimônia de abertura dos Jogos Escolares (JEBAM) na quadra do Instituto Cultural Municipal, no Centro, às 15 horas. O evento contará com apresentação do projeto Música nas Escolas, coreografia pelo grupo Dança & Magia e do Colégio Municipal Prefeito Marcello Drable, além da tradicional volta com a tocha olímpica. As competições terão início no próximo domingo, dia 23, e terminam no dia 27 de outubro.

Esse ano, os jogos contam com a participação de 35 escolas, entre unidades municipais, estaduais e particulares, e aproximadamente 3,8 mil alunos, com idade de oito a 17 anos, nas seguintes modalidades: atletismo, natação, futsal, futebol, basquetebol, voleibol, handebol, tênis de campo e de mesa, ginástica artística, xadrez, vôlei de praia, judô, karatê, taekwondo, queimada, cabo de guerra e câmbio. A grande novidade é a inclusão da categoria estudantil na Corrida Rústica de São Francisco de Assis, no bairro Vila Ursulino, que acontecerá no dia 30 de setembro, às 7h30.

A secretária de Juventude, Esporte e Lazer, Rose Vilela, destacou o alto nível técnico dos estudantes e a inclusão de esportes como basquete, tênis e natação. “Um dos grandes diferenciais do Jebam é que esportes ainda pouco difundidos na comunidade serão representados pelos alunos. O nível técnico também não deixa a desejar, com grandes destaques entre estudantes de todas as unidades escolares”.

Rose afirma que, mais do que uma competição, os Jogos Escolares têm como objetivo principal, contribuir para a formação cidadã de crianças, adolescentes e jovens. “Nosso intuito não é estimular a rivalidade entre as escolas, mas de promover a integração entre as instituições e alunos que talvez nunca teriam a oportunidade jogar juntos. Em tempos de intolerância em diversos setores da sociedade, o esporte é uma importante ferramenta de confraternização e de paz”, finalizou, convidando a população para assistir a abertura e participar das torcidas durante os jogos.