Programa VR Limpa já emitiu aproximadamente 600
notificações
em terrenos por toda a cidade
Programa VR Limpa é um programa da
Prefeitura de Volta Redonda, administrado pela secretaria municipal de Meio
Ambiente e tem como objetivo manter limpo todos os terrenos que estão vagos na
cidade. Essa Integração entre secretarias e o trabalho de georeferenciamento
está dando mais agilidade e efetividade no serviço.
O secretário municipal de Meio Ambiente,
Maurício Ruíz, disse que esse é um trabalho que faz parte de uma série de ações
que vem sendo realizada para tornar mais efetiva a fiscalização de áreas que
precisam ser limpas pelos proprietários na cidade.
“Esse trabalho é importante porque
quando esses terrenos estão com muito mato eles acabam atraindo animais
peçonhentos, além disso, no período da seca fica mais suscetível ao fogo e os
terrenos sujos acabam gerando insegurança para a população, aumentando risco de
furtos e de áreas sombreadas. Para combater essa situação, a SMMA construiu uma
base de dados com um novo sistema para poder fazer com que seja mais eficiente
a identificação e fiscalização desses terrenos”, afirmou Maurício explicando que essa base já
identificou quase três mil lotes vagos.
Esse sistema permite que a secretaria
acesse as informações de cada dono de lote vago para que seja feito a
notificação ou emitido o auto de infração. O fiscal utiliza um aparelho e vai a
campo. Quando ele identifica o terreno sujo, é tirada uma coordenada
geográfica, que é encaminhada para o sistema gerando automaticamente uma
notificação. O proprietário tem 20 dias para limpar o terreno, dali para frente
ele não será mais notificado, caso ele não cumpra a notificação, o proprietário
vai receber o auto de infração com uma multa de quase R$600 reais.
“Quero pedir muito para vocês
proprietários de terrenos vazios, que mantenha os locais limpos. E pedir a
população que denuncie através do aplicativo Fiscaliza VR, onde faremos uma
visita para verificar a situação. Já emitimos quase 600 notificações, mas o
apoio da população é fundamental para o prosseguimento desse
serviço”, completou Maurício.
Essa fiscalização foi reformulada para
que se tornasse mais efetiva, além de colaborar para a ampliação da base de
dados da prefeitura. O objetivo é criar
um histórico de cada lote/terreno e permitir que, de tempos em tempos, a
secretaria
de Meio Ambiente possa mandar a notificação para que o proprietário faça a
limpeza no período correto.
Para o prefeito Samuca Silva, foi
fundamental o trabalho em conjunto entre as secretarias de Fazenda e Meio
Ambiente, desburocratizando o serviço e ganhando agilidade.
“Queremos dar respostas cada vez mais
rápidas para as demandas da população. Realizar o trabalho através do uso de
novas técnicas e metodologias colabora para isso e estamos avançando para
melhorar a qualidade de vida do cidadão de Volta Redonda”, afirmou Samuca Silva.