Advertisement

Programa de ocupação artística apresenta espetáculos gratuitos em Barra Mansa

Pela primeira vez programação foi selecionada por edital



Barra Mansa terá um fim de semana com apresentações teatrais gratuitas no Centro e na Região Leste. As localidades foram contempladas pelo Edital de Contratação de Artistas 001/2019, publicado pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultura.



No sábado, às 20 horas, a Cia. Calegari apresenta o espetáculo ‘Experimento Comédia’. O evento acontece na Sala de Espetáculos Tulhas do Café, no Parque da Cidade. Já no domingo, às 14 horas, o Coletivo Sala Preta encena o espetáculo de teatro de rua intitulado ‘Estamos em Obras’, durante as atividades programadas no Lazer na Leste. A peça será apresentada na praça situada atrás da Policlínica do bairro Nove de Abril.



O espetáculo ‘Experimento Comédia’ é um projeto de humor baseado em jogos de improviso no qual a plateia tem fundamental importância para criação das cenas. Nele, um mestre de cerimônias explica os jogos, dá os desafios aos atores e seleciona as sugestões da platéia. Como tudo é baseado no improviso, o público sempre verá uma peça diferente e interativa. No elenco estão os jovens atores Amanda Lemes, Samanta Lemes, Gabriela Araújo, Douglas Resendy, Devison Bruno, Leonardo Dias, Thiago Oliveira, Larissa Filho, Melissa Pereira, Renan Cruz, Carla Baptista, Caio Siderio, Vitória Caroline e Gão.  A direção é do ator e professor Danilo Calegari e a produção é de Rafaela Barbosa, Rafael Cruz e Helena Figueiredo.

O diretor Danilo Callegari exaltou sua felicidade com a oportunidade. “Estou feliz não só por ver nossa cidade investindo na cultura, mas também por apresentar as cenas em um espaço público. Desejo que o Programa de Ocupação Artística traga bons frutos para Barra Mansa. Nossa cidade merece”, ressaltou Callegari.

O Coletivo Sala Preta, dando continuidade à sua pesquisa em artes cênicas há mais de uma década em Barra Mansa, apresenta a obra inacabada, com direção coletiva, ‘Estamos em Obras’. Um espetáculo que intervém na paisagem urbana, característica do grupo. A encenação trata da instalação de um buraco na cidade e todo o aparato característico de uma obra pública inacabada. O processo mantém vivo o interesse do coletivo por improvisação, dramaturgia autoral e em espaços não convencionais, teatro físico e música executada ao vivo pelos atores. No elenco estão Danilo Nardelli, Bianco Marques, Viviane Saar, Carla Marques e Jkely. A produção é de Luísa Ritter.

Os integrantes do Sala Preta acreditam em meios transparentes e democráticos de investimento público, com editais como esse. “Esperávamos por esse edital e ficamos felizes com a nossa aprovação, afinal é uma oportunidade de investir em nosso trabalho e ainda ter contato com outras comunidades de Barra Mansa. Assim como nas demais áreas, é imprescindível que os poderes públicos destinem verbas para a cultura e invistam no artista local”, completou o grupo.



O edital cumpre o Plano Municipal de Cultura lei nº 4602/16 e o Decreto Municipal nº 8.953/2017 com a difusão, exibição e fruição de obras produzidas, compondo uma programação aberta ao público gratuitamente.



Inscrições para edital do segundo semestre ainda estão abertas

O edital foi divido em três etapas, com sorteio a cada três meses. O objetivo é compor a programação de alguns dos eventos do calendário cultural da cidade por meio das contratações realizadas. A seleção foi feita por sorteio, conforme determina a legislação.

Até dia 22 de julho estão abertas as inscrições para apresentações musicais e exposições de artes visuais que comporão a programação das unidades culturais entre agosto e outubro. O último prazo para inscrições será 22 de outubro para música, dança, teatro e artes visuais de propostas que estarão na programação entre novembro e dezembro desse ano.  

De acordo com o presidente da FCBM, Marcelo Bravo, consolidar o processo de contratação por meio de edital é um avanço na democratização das políticas culturais da cidade. “Selecionar projetos por meio de editais, é uma demanda antiga dos agentes culturais. Assim deixamos mais transparente a gestão e tornamos os recursos para as políticas culturais da cidade mais acessíveis e democráticos. Sem dúvidas o Programa de Ocupação Artística de Barra Mansa se firma como uma ação potente e de referência para a programação de unidades culturais e locais não convencionais para a difusão de arte e cultura”, comentou Bravo.

O prefeito Rodrigo Drable regulamentou o Programa de Ocupação Artística dos Equipamentos Públicos de Cultura da cidade por meio do decreto municipal 8.953 de setembro de 2017. Uma demanda apresentada pela sociedade civil nos últimos dez anos, desde o início da elaboração do Sistema Municipal de Cultura, culminando na Lei 4.602 publicada em janeiro de 2017.

Os interessados em participar do Edital de Cadastro de Artistas de Barra Mansa devem entregar envelopes com a documentação exigida no setor de protocolo da Fundação Cultura Barra Mansa, situado no Palácio Barão de Guapy, Praça da Bandeira, s/n, Barra Mansa/RJ, de 8h às 12h e das 14h às 17h. Os artistas interessados devem ter atenção para as vagas pretendidas e realizar sua inscrição dentro da data limite para o sorteio de cada atividade.



SERVIÇO

Experimento Comédia

Dia 29 de junho (sábado), às 20h

Sala de Espetáculos – Parque da Cidade (100 lugares)

Grátis | Classificação indicativa: Livre



Estamos em Obras

Dia 30 de junho (domingo), às 14h

Programação do Lazer na Leste na Rua Álvaro Rego Millen Ferreira, Nove de Abril, BM.

Grátis | Classificação indicativa: Livre