Advertisement

Inscrições abertas para edital público que visa financiamento de programas de educação ambiental



Professores de instituição de ensino de cidades do Sul Fluminense tem até 4 de outubro para enviar propostas

Professores de instituições de ensino públicas ou privadas sem fins lucrativos podem se inscrever na seleção pública para concessão de auxílio financeiro para execução de projetos de educação ambiental com foco em recursos hídricos. O alvo são os projetos desenvolvidos nos municípios inseridos na região hidrográfica II do estado do Rio de Janeiro (Piraí, Rio Claro, Barra do Piraí, Miguel Pereira, Mendes, Vassouras, Paracambi, Engenheiro Paulo de Frontin, Itaguaí, Seropédica, Queimados, Japeri, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro e Mangaratiba). Oferecido pelo Comitê Guandu-RJ, o edital prevê 200 mil reais em financiamentos, limitados a 10 mil reais por proposta. Os interessados têm até 4 de outubro para apresentarem suas propostas presencialmente ou via Correios. O edital completo, a ficha de inscrição e demais informações estão disponíveis no site da Secretaria Executiva do Comitê Guandu-RJ. A assinatura do termo de concessão está prevista para janeiro de 2020.
As propostas devem se enquadrar em uma das abordagens conceituadas nos Artigos 9º e 13º da Política Nacional de Educação Ambiental. A primeira é a “Educação Ambiental Formal”, referente à educação desenvolvida no âmbito dos currículos das instituições de ensino públicas e privadas. Já a segunda é a “Não Formal”, que trata das ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente. Segundo Amanda Resende, Especialista Administrativo da secretaria executiva do Comitê Guandu-RJ, “o contínuo incentivo a projetos de educação ambiental é de suma importância para consolidação de uma prática educativa que desenvolva novos valores e amplie a discussão sobre a preservação do meio ambiente”, explicou uma das responsáveis pelo edital, cujo o programa está previsto no Plano Estratégico de Recursos Hídricos do Comitê – atualizado, aprovado e lançado no fim do ano passado - e no Manual Operativo do Plano, que comtempla as ações imediatas.
O processo de seleção das propostas inclui análise documental, análise de viabilidade técnica e hierarquização. O resultado final do processo será publicado em 18 de dezembro. O prazo máximo para execução dos projetos é 12 meses.
O endereço para as inscrições é o da sede do Comitê Guandu-RJ, na Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203), Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265. Informações pelo e-mail educacaoambientalguandu@agevap.org.br.