Advertisement

Prorrogado o período de inscrição para programa de auxílio financeiro a pesquisas científicas




Pesquisas podem recebem auxílios de até 15 mil reais



Foi prorrogado o período de inscrição para o programa de auxílio financeiro a pesquisas científicas, do Comitê Guandu-RJ. O edital tem como objetivo fomentar a pesquisa científica com ênfase em recursos hídricos, promovendo a obtenção de dados que possam contribuir para a gestão da Região Hidrográfica II do estado do Rio de Janeiro. Podem participar da seleção pesquisadores de instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos e; professores de universidades públicas ou privadas, de escolas técnicas e profissionalizantes, e de faculdades e fundações de ensino e pesquisa, sejam essas entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos. O edital prevê até 15 mil reais para cada pesquisa, em um total de 300 mil reais disponibilizados. Inscrições vão até 20 de dezembro.

Os proponentes podem inscrever pesquisas desenvolvidas dentro da região hidrográfica II que compreende integral ou parcialmente 15 municípios fluminenses (veja a relação no edital). São 15 áreas temáticas que vão de segurança hídrica e turismo agroecológico a ações para controle de queimadas e plano de comunicação. O projeto de auxílio à pesquisa do Comitê Guandu-RJ é desenvolvido desde 2012 e neste ano soma cerca de um milhão de reais em auxílios financeiros disponibilizados, que fomentaram mais de 100 projetos. A iniciativa contempla uma das agendas do Plano Estratégico de Recursos Hídricos do Comitê Guandu-RJ, que prevê programas e ações voltadas ao conhecimento, pesquisa e educação ambiental.

Para se inscrever, os interessados devem entregar a documentação exigida impressa, em envelope fechado e identificado, acompanhada de sua respectiva versão digital armazenada em unidade digital, até o dia 20 de dezembro, na secretaria executiva do Comitê Guandu-RJ, em Seropédica/RJ. As propostas enviadas via Correios serão consideradas se postadas até a data limite para inscrição e, obrigatoriamente, encaminhadas também por correio eletrônico (e-mail), no formato PDF, acompanhada do comprovante de postagem. O edital completo, a ficha de inscrição e demais documentos e informações estão disponíveis em http://www.agevap.org.br/edital-016-2019.php . Informações pelo telefone (21) 3787 3729 e/ou pelo e-mail editalguandu@agevap.org.br.



Colhendo frutos



O resultado de uma das pesquisas científicas que recebeu auxílio financeiro do Comitê vi ser patenteado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Rozileni Caletti, em 2017, sob a orientação dos professores Alexandre Lioi Nascentes e Paulo Jansen de Oliveira, desenvolveu no seu mestrado uma pesquisa sobre a utilização de granulado bioclástico para remoção de fósforo no tratamento de lixiviado de aterro sanitário, tendo-se verificado ainda a possibilidade de sua aplicação no tratamento de água de abastecimento e efluentes líquidos. “Por meio dos estudos conseguimos dar uma nova aplicabilidade para o granulado bioclástico e usá-lo para tratar efluentes líquidos que são potenciais poluidores de corpos hídricos”, explicou a química, que recebeu R$ 10 mil de apoio para a pesquisa. Para ela, a iniciativa do órgão é fundamental para estimular a ciência do país.



O Comitê Guandu-RJ



O Comitê Guandu-RJ é um órgão colegiado, sem fins lucrativos, criado pelo Decreto Estadual n° 31.178 em 3 de abril de 2002. É um órgão vinculado ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERHI), com atribuições consultivas, normativas e deliberativas, integrante do Sistema Estadual de Gerenciamento e Recursos Hídricos (SEGRHI), que visa a promover a gestão descentralizada e participativa dos Recursos Hídricos na bacia hidrográfica. Para isso, através da AGEVAP, sua agência delegatária, desenvolve projetos em sua área de abrangência visando a melhoria da disponibilidade e da qualidade da água que abastece quase 10 milhões de pessoas do estado do Rio de Janeiro. A área de atuação do Comitê é a Região Hidrográfica II, do estado do Rio de Janeiro, que engloba o território de 15 municípios fluminenses: Itaguaí, Seropédica, Queimados, Japeri, Paracambi, Engenheiro Paulo de Frontin (totalmente abrangidos), além de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Miguel Pereira, Vassouras, Piraí, Rio Claro, Mangaratiba, Mendes e Barra do Piraí (parcialmente abrangidos).