Advertisement

INSCRIÇÕES PARA CURSOS ON-LINE GRATUITOS DO CAPACITA RESENDE ESTÃO ABERTAS

Parceria entre a Prefeitura de Resende e a Estácio inova ao buscar atender demandas do Sine Resende

Estão abertas as inscrições para os cursos de curta duração, gratuitos e on-line, a partir de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Resende e a Estácio. A iniciativa faz parte do programa Capacita Resende, iniciado em março deste ano, que já contemplou mais de 350 pessoas. A agenda de junho contará com temáticas como formação docente, relacionamento e comunicação nas empresas, noções básicas de Direito, informações sobre cuidados em tempos de Covid e como se tornar um auxiliar administrativo.

O Capacita Resende prevê mensalmente, a oferta de cursos gratuitos ministrados pela internet, por meio da plataforma Microsoft Teams envolvendo professores da Estácio de forma voluntária. São cursos de capacitação e desenvolvimento profissional voltados a jovens e adultos de baixa renda e estudantes dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior de instituições públicas, além de servidores públicos.

O prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, destacou que os cursos de capacitação profissional visam agregar novos conhecimentos e aperfeiçoar as habilidades de jovens e adultos, que buscam boa colocação no mercado de trabalho e melhorias no desempenho de suas carreiras e atividades laborais.

- A parceria inovadora com a Universidade Estácio é fundamental na capacitação de pessoas para os processos seletivos de emprego e contratações de trabalho. Ao checar as necessidades do Sine Resende, que atua na captação de currículos e intermediação de mão de obra, dentre outras funções, a Prefeitura identificou que era necessário viabilizar cursos sem qualquer custo para a qualificação de profissionais em diversas áreas, bem como novos aprendizados que possibilitem que os munícipes atendam às exigências das empresas da região e concorram às vagas disponíveis. O objetivo é aquecer a economia regional, gerando emprego e renda na cidade. Com as competências requeridas e atualizadas, o público-alvo, que são pessoas de baixa renda, estudantes da rede pública de ensino e servidores públicos, terá mais chances de se destacar no mercado atual, conquistando novas posições no cenário e crescendo profissionalmente. Hoje, o Sine Resende oferece um canal no site institucional da Prefeitura (https://resende.rj.gov.br/sine-resende), que aproxima o candidato à vaga de emprego, facilitando o preenchimento das oportunidades ofertadas, que são alimentadas regularmente. A intenção é avançar neste sentido, sempre com novas alternativas para garantir as melhores condições aos moradores de Resende neste mercado competitivo - reforça o prefeito.
 
Entre os cursos de junho, um será voltado à função de auxiliar administrativo, atendendo a uma demanda do SINE (Sistema Nacional de Emprego) de Resende.

- O Sine Resende nos informou quais as áreas vêm oferecendo mais oferta de emprego na região, porém, sem haver muita mão de obra capacitada. Então, criamos esse curso para que a população de Resende possa se capacitar para atender a demanda de oferta no Sine, e esperamos estreitar cada vez mais essa parceria para poder contribuir na ponta desta cadeia de empregabilidade que é a capacitação - explica o diretor da Estácio Resende, Adilson Samora.

Outra novidade na agenda deste mês é que os interessados em realizar os cursos poderão fazer a inscrição pessoalmente, no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do bairro Itapuca.

Programação e inscrições:

15/06 - 18h – Formação Docente, com o professor da Estácio, Sandro Ribeiro

16/06 - 19h - Pensando sobre Saúde: informações em tempos de pandemia, com a professora da Estácio, Izabela de Castro Ferreira Saraiva 

17/06 - 19h - Relacionamento e Comunicação nas empresas, com a professora da Estácio, Alana Galhardo  

19/06 - 10h - O que eu preciso saber para ser um auxiliar administrativo, com  Felipe Santos, diretor de área Sul Fluminense da Estácio 

26/06 - 14h – Noções básicas de Direito (Família, Consumidor, Criminal e Previdenciário)