Advertisement

EVENTO CULTURAL É TEMA DE PROJETO FINAL DE ALUNOS DO CURSO GRATUITO DE PRODUÇÃO E COMUNICAÇÃO EM BARRA MANSA



Alunos realizam evento cultural no PAC que foi reativado no dia 28 de abril 

Um espaço tão importante para a história cultural barramansense foi reativado no dia 28 de abril. O Ponto de Ação Cultural – PAC se tornou sede de cursos de capacitação gratuitos na cidade, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, por meio do Colégio Estadual Barão de Aiuruoca. Alunos do curso de Produção, Comunicação e Políticas Culturais realizam evento cultural como projeto final. O evento será realizado no dia 19 de julho, às 19 horas, no próprio PAC. A festa possui entrada gratuita e é aberta ao público.
O curso reuniu 15 alunos todas às quartas-feiras, entre maio e julho. O projeto final foi baseado na produção e execução de um evento cultural. Evento este que contará com apresentações artísticas, exposições, comidas e bebidas artesanais. Nesse dia, será realizada uma cerimônia simples para a entrega dos certificados aos participantes do curso. Essa é uma das primeiras atividades práticas regulares do Programa de Formação e Qualificação de Agentes Culturais realizadas no PAC (Ponto de Ação Cultural) em Barra Mansa, após sua reativação. 
Para o superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa - FCBM e professor do curso, Marcelo Bravo, essa foi uma oportunidade de capacitar e ampliar as ferramentas de gestão no setor da economia criativa, especialmente na cidade. "Ver o PAC com atividades como essa é uma realização de vários sonhos em um dia só. Primeiro porque o PAC voltar às suas atividades culturais é maravilhoso. Segundo, é poder concluir a formação de agentes culturais gestores, o que é pouco comum em nossa região. É um tema que dedico toda minha vida estudando. São vários sonhos sendo realizados de uma vez só", concluiu Bravo.
Para a coordenadora de Formação da FCBM Alessandra Sudré, esse é um marco em relação para a cidade. Uma vez que é um espaço desativado há mais de 10 anos. "Conseguimos trazer a revitalização para o PAC, aproximando todas as pessoas e principalmente os jovens interessados em se capacitarem. Hoje podemos dizer que essa primeira etapa de encerramento é como um divisor de águas, até porquê, a partir de agora, muitos cursos já estão programados para o PAC", afirmou Alessandra.
O aluno de Produção, Comunicação e Políticas Culturais, Mathus Silva, contou que a ideia do curso é sensacional porque vai contra tudo aquilo que é visto sobre monopolizar aprendizado para uma pequena classe. "O que motivou a participar foi saber da capacidade técnica que a equipe que coordenaria tinha sobre o assunto. Isso de fato se concretizou quando pude, ao longo do curso, absorver com muito aproveitamento informações cruciais para as atividades que desenvolvo na área de produção cultural. Nesta festa, onde colocamos em prática tudo que aprendemos, o que se espera é sucesso. Não a vejo como "festa de encerramento", mas como o começo de uma etapa mais sólida em conhecimento na vida de cada um que chegou até o final", concluiu o aluno.
No segundo semestre, o setor de Formação e Qualificação da Fundação de Cultura de Barra Mansa já possui alguns cursos programados. As inscrições serão divulgadas em breve por meio da página do facebook da FCBM. 
Para mais informações, por meio do e-mail cultura.formacao@barramansa.rj.gov.br ou pelo telefone (24) 3326-0405.