Advertisement

Prefeitura de Barra Mansa regulariza estoque da Farmácia Municipal e unidades de saúde




80% da lista de medicamentos do REMUME foi adquirida pelo município; além disso, 40 unidades de saúde passaram por recente reforma para melhorar atendimento à população; prefeito Rodrigo Drable diz que licitação provocou economia de 30% nas despesas com medicamentos


A Secretaria de Saúde de Barra Mansa iniciou esta semana a reposição do estoque de medicamentos e insumos da Farmácia Municipal e das 40 unidades de saúde de vários bairros da cidade. Todos os medicamentos, que são distribuídos gratuitamente, estavam em falta há meses e compõem a cesta básica da REMUME (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais). Essa foi a primeira remessa de grande porte comprada pelo prefeito Rodrigo Drable. Além dos medicamentos, a Secretaria de Saúde ainda realizou melhorias nos postos de saúde para atender melhor a população de Barra Mansa.

Dados da Secretaria de Saúde mostram que cerca de 80% dos medicamentos do REMUME foram adquiridos nesta primeira licitação. A lista determina o uso de 197 medicamentos. Destes, segundo a Secretaria de Saúde,160 itens estão nesta primeira remessa. Já estão disponíveismedicamentos para diabetes, hipertensão, osteoporose, antibióticos e outros. Materiais de uso diário nas unidades de saúde também foram distribuídos, como luvas, gaze, esparadrapo, soro, entre outros insumos.

De acordo com o prefeito Rodrigo Drable, a licitação dos medicamentos representou uma economia de 30% no valor previsto para as compras. “Dia a dia as coisas vão avançando. As licitações dos medicamentos nos permitiu pagar 30% a menos, comprando produtos de qualidade. Alguns problemas estamos levando mais tempo pra resolver por falta de recurso financeiro. Mas faremos as coisas certas, do jeito certo. Temos o compromisso de reconstruir a cidade.”, afirmou o prefeito.

Para o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, depois de vários contratempos administrativos e longa espera, os medicamentos chegaram para atender à demanda da população. “Finalmente houve a licitação e recebemos os remédios. Estamos cumprindo a promessa de campanha do prefeito, de que colocaria as unidades de saúde dentro da normalidade e funcionalidade. Estamos resgatando a dignidade do cidadão barra-mansense. Esse é o compromisso do prefeito Rodrigo Drable”, disse.

Sérgio Gomes destacou ainda que além dos medicamentos disponíveis, foram feitas reformas e limpeza geral nas unidades de saúde, para melhor atender à população. “Nós da Secretaria de Saúde estamos nos empenhando para realizar tudo que está previsto pelo governo e estamos dando retorno ao que a população tanto esperava”, afirmou.

Segundo a gerente de Assistência Farmacêutica de Barra Mansa, Juliana Boechat, a remessa conta com remédios contra hipertensão como Carvedilol, Atenolol, Captopril e medicamentos que inibem o colesterol como Sinvastatina, além de antibióticos em geral. Tiras para medição de glicemia e colírios também compõem a lista. “A população agora está resguardada através do atendimento com as medicações. Os medicamentos já estão sendo levados também para os postos de saúde do município”, disse.

Juliana disse ainda que o quadro de funcionários da Farmácia Municipal conta com profissionais qualificados e capacitados para atender a população. “No setor existem farmacêuticos que estão dando suporte para os pacientes, tanto em relação ao uso dos medicamentos, quanto da dosagem. Qualquer orientação que os pacientes precisarem, eles estão preparados para atender”, completou Juliana.

Os pacientes que quiserem adquirir a medicação necessária devem comparecer à farmácia munidos do cartão e da receita médica do SUS (Sistema Único de Saúde), além de RG/CPF. Pacientes que utilizam medicamentos controlados precisam levar apresentar comprovante de residência para retirarem a medicação. A Farmácia Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h ao lado da 90ª DP, no Centro.